Delícias da culinária espanhola à mesa do Festival das Colônias

sexta-feira, 17 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Delícias da culinária espanhola  à mesa do Festival das Colônias
Delícias da culinária espanhola à mesa do Festival das Colônias

A colônia espanhola, que se orgulha por possuir atualmente em Nova Friburgo aproximadamente cinco mil descendentes, segundo seu presidente, o empresário Vicente Quintá Alfaya, promete fisgar o público pelo estômago no Festival das Colônias com algumas das iguarias mais apetitosas e típicas da Espanha. Entre os pratos principais está a famosíssima paella, um arroz hiperincrementado com mix de carnes e peixes que agrada em cheio, ainda mais pelo tempero variado. 

O prato tradicional tem origem bastante popular na Espanha e foi criado pelos camponeses, que agregaram ao arroz carregado no azeite e sal suas carnes de caça, legumes e até mesmo sobras de refeições. Atualmente, a paella também reúne frango, coelho, camarão, pato e demais variedades, como feijão, tomates e açafrão, que dá o tom amarelado ao prato. "É uma comida bem típica da Espanha, criada pelas famílias antigas, que eram bem numerosas, e ao servir uma paella todos se fartavam, geralmente numa mesa grande”, observa Vicente Alfaya, que dá a dica do acompanhamento: uma boa sangria (vinho com frutas variadas). 

Também promete dar água na boca de quem for prestigiar o estande da colônia espanhola neste festival outro carro-chefe da gastronomia típica daquele país: a empanada, um grande empadão, geralmente de bacalhau e com muito azeite, sal e temperos verdes. As tortilhas, uma espécie de omelete de batata, também estarão por lá, assim como o gazpacho (sopa fria à base de tomates, pepino e pimentões), prato muito comum no sul da Espanha. 


Espanhóis, os precursores da construção civil em Nova Friburgo 

Segundo Vicente Alfaya, os primeiros espanhóis chegaram a Nova Friburgo nos idos de 1882 não como imigrantes, mas como trabalhadores, construtores de moradias e dos prédios imponentes das grandes fábricas. Foram eles que criaram as primeiras olarias (polos de fabricação de tijolos e telhas moldados manualmente) na região sul do município, gerando o nome do bairro Olaria, berço dos espanhóis por aqui. O espanhol Miguel Reis, que participou da edificação dos casarões do Colégio Anchieta, também ganhou destaque na época com os projetos de construção de pontes estreitas no trecho entre Nova Friburgo e o Rio de Janeiro. A maioria dos espanhóis, no entanto, acabou fixando moradia em Nova Friburgo e região, e depois da era das olarias se destacaram no comércio. "O antigo supermercado Madri, no centro da cidade, foi uma referência da presença espanhola em Nova Friburgo”, recorda-se Vicente.     


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade