Delícias da culinária árabe e o charme da dança do ventre são os destaques da colônia libanesa

sexta-feira, 17 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Delícias da culinária árabe e o charme da dança do ventre são os destaques da colônia libanesa
Delícias da culinária árabe e o charme da dança do ventre são os destaques da colônia libanesa

A colônia libanesa também não estará de fora dos festejos em comemoração aos 195 anos de Nova Friburgo. E nem poderia, já que os libaneses estão entre os primeiros colonizadores do município, chegando aqui por volta de 1870, em função da instabilidade política do Império Otomano. Questões religiosas, econômicas e sociais relacionadas à estrutura agrária também contribuíram para esse processo imigratório. Os primeiros libaneses que chegaram à cidade trabalharam inicialmente como mascates e depois se destacaram em várias atividades, principalmente no comércio. Isso graças a duas qualidades que tinham de sobra: vontade de trabalhar e muito talento para negociar. 

 No início da década de 30 foi fundado o Centro Líbano-Friburguense, entidade que reunia figuras representativas da colônia libanesa local e era composta por Abrahão Mussalem (presidente), Nahum Bechara (vice-presidente) Elias Name (secretário), José Jorge Abicalil (tesoureiro), Camilo Badin (orador) e Alfredo Abbud (procurador), entre outros. A associação ajudou a disseminar e a preservar os costumes e tradições do povo libanês no município, onde há forte presença de imigrantes e descendentes. Prova disso é que atualmente a comunidade libanesa em Nova Friburgo é estimada em cerca de 200 famílias, que tiveram e têm papel fundamental no progresso e desenvolvimento da cidade. 

Paralelamente à contribuição econômica e social, a comunidade libanesa de Nova Friburgo também está sempre promovendo eventos voltados à valorização e divulgação de sua história, através da Associação Cultural Líbano-Friburguense. Presidida pelo comerciante Gilberto Sader, a associação realiza com frequência exposições, almoços típicos, apresentações de dança do ventre e encontros que costumam movimentar vários espaços da cidade. Para o evento desta semana também estão programadas uma série de atrações típicas que festejarão o aniversário da cidade em alto estilo. 

Um dos destaques da programação são os deliciosos pratos da culinária típica, como quibe, esfirra, arroz com lentilhas, pasta de grão de bico e cafta. Outra atração que deve encantar o público são as apresentações de dança do ventre, que mostrarão o charme e a sensualidade desta arte milenar. Confiante no sucesso do evento, Gilberto Sader acredita que a iniciativa vai resgatar a importância dos países colonizadores do município. "Será uma bonita festa onde teremos a integração de todas as colônias para marcar o aniversário da cidade. Aproveito para convidar todo mundo a participar e se divertir”, diz.   


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade