Delegacia da Junta Militar será desativada em dezembro

Fechamento deve-se à redução de gastos do governo federal. Apesar disso, alistamento em Friburgo não será afetado
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
por Karine Knust
Delegacia da Junta Militar será desativada em dezembro

Após várias décadas de atividades na região, a 4ª Delegacia do Serviço Militar de Nova Friburgo será desativada. O fechamento da unidade deve-se à redução de gastos de organismos do governo federal. Responsável por orientar e fiscalizar a execução do serviço militar, a delegacia de Nova Friburgo atendia a 12 juntas militares da Região Serrana.

Para homenagear o trabalho realizado, na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, será celebrada na igreja de São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, uma missa em ação de graças pelos 98 anos de missão da 4ª Delegacia de Militar. Ainda no mesmo dia, às 11h, o chefe da 2ª Circunscrição de Serviço Militar, coronel Fábio dos Anjos Cruz, prestará uma homenagem ao responsável pela unidade, capitão Laudeir Jardim Gomes.

A solenidade de desativação da delegacia acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Rua Farinha Filho, 50, Centro. Após o fechamento da unidade, o capitão Laudeir será transferido para Niterói, onde continuará a servir ao órgão militar até se aposentar, no ano que vem.

Como fica o alistamento dos jovens

Apesar da desativação da Delegacia do Serviço Militar em Nova Friburgo, o processo de alistamento militar não será alterado. Os rapazes que irão completar 18 anos em 2018 poderão comparecer à Junta normalmente para efetivar o alistamento obrigatório, no prédio ao lado da prefeitura‭ (‬antiga Rodoviária Leopoldina), na Avenida Alberto Braune, 223.‭ Outra opção é também realizar o alistamento pela internet, através do site http://www.alistamento.eb.mil.br. Todos os anos, quase 1,8 milhão de jovens se alistam.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de possuir passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, ainda está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Mais informações sobre os serviços prestados pela Junta Militar de Nova Friburgo pelo telefone (22) 2525-9227.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade