Definido local do primeiro exercício de evacuação das comunidades

quarta-feira, 14 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O secretário de Governo José Ricardo Carvalho Lima participou de uma reunião de trabalho com o coordenador da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Alziro Alexandre Gomes, e o assistente técnico Daniel de Oliveira, quinta-feira, 8, no Salão Azul, para tratar de assuntos referentes ao exercício simulado de evacuação das comunidades e a consequente construção do primeiro guia nacional do gênero. O cel. Robadey representou a Secretaria Estadual de Defesa Civil e o cel. Mori a Defesa Civil de Nova Friburgo. Também estiveram presentes o comandante do 6° GBM, cel. Palência, e o secretário municipal de Ordem Urbana, cel. Hudson de Aguiar.

De acordo com o coordenador Alziro Alexandre, essa primeira reunião tem a importância de desobstruir os canais de diálogo entre as três instâncias governamentais.

Mas o foco principal, como falou o assistente técnico da Defesa Civil Nacional, Daniel de Oliveira, foi definir a data da realização do primeiro exercício simulado de uma comunidade friburguense, de acordo com o programa de preparação pré-calamidade. Ficou acertado que Vilage será a primeira comunidade a receber o treinamento. A data ainda será definida: dia 12 ou 15 de outubro, dentro da Semana Nacional de Redução de Desastres. Segundo Daniel de Oliveira, a duração desse treinamento pode levar de duas a quatro horas, dependendo da necessidade de levar as pessoas até o ponto de apoio ou não. Na Vilage, esse ponto de apoio, conforme destacou o cel. Mori, será num galpão ao lado do Colégio Santa Inêz. Para o cel. Mori, “a Vilage foi escolhida por ser uma área reduzida mas que possui 71 casas interditadas e onde houve 16 deslizamentos”. 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) acompanhará toda a ação para a preparação de um relatório que será, posteriormente, avaliado. Dessa avaliação será construído um guia nacional de redução de desastres, segundo disse Alziro Alexandre: “Nova Friburgo é um dos municípios eleitos  para contribuir com a construção, em conjunto, desse guia, que definirá a padronização das ações preventivas que incluem a evacuação de comunidades. Nova Friburgo também é uma das 250 cidades brasileiras a integrar o programa Cartão da Defesa Civil, lançado esse ano. Esse cartão agiliza as tramitações de processos para obtenção de recursos de assistência em casos de calamidade”, afirmou.

Durante a reunião de trabalho, as autoridades friburguenses apontaram o que já foi providenciado para preparar a cidade de outra calamidade, e, assim, contribuir com o planejamento da Defesa Civil Nacional. A Prefeitura, junto com o governo do Estado, começou a realizar reuniões nas comunidades a respeito da evacuação, sua logística e sobre a instalação das sirenes de alerta em 20 comunidades de risco. Celulares também serão distribuídos nas comunidades que não receberem as sirenes, a fim de agilizar a comunicação de alerta. “Todos os meios de comunicação da cidade, TV e rádios, também estão sendo contatados para atuarem no apoio ao alerta, com mensagens de orientação para toda a cidade”, afirmou o cel. Robadey.

De acordo com o cel. Mori, da Defesa Civil Municipal, a reunião é muito importante porque ajudará a padronizar a logística de deslocamento  das pessoas e a permanência delas nos pontos de apoio, que terá que ser feito em caráter de autossuficiência. Outra questão levantada foi a definição do volume pluviométrico de chuva necessário para acionar o alerta, pois em alguns locais na cidade do Rio de Janeiro esse índice é de 40mm por duas horas ou 125mm em 24h, para que as sirenes sejam acionadas.

Daniel de Oliveira, da Defesa Civil Nacional, disse que esse treinamento já foi realizado em diversas cidades no Nordeste. Segundo ele, muito material impresso será distribuído, como camisetas que definirão os líderes nas comunidades, entre outras ações: mapeamento das comunidades e rota de fuga, por exemplo.

Ao final da reunião, que durou mais de duas horas, além da sugestão da data e da comunidade, também ficou definido que a Defesa Civil Municipal será responsável por centralizar as informações, será o local de recebimento e expedição de toda a demanda de informações, dúvidas, sugestões e documentos para as outras instâncias estaduais e federais. A data da próxima reunião também foi marcada: segunda-feira, 19 de setembro, às 10h, na Prefeitura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade