Deficientes visuais têm agora Bíblia em braile

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Os deficientes visuais de Nova Friburgo que já dominam o braile (leitura através de sinais em relevo decodificados pelo tato) têm agora a oportunidade de conhecer todo o conteúdo da Bíblia. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) doou esta semana 33 volumes em braile com os textos das escrituras sagradas à Associação Friburguense de Integração dos Deficientes Visuais (Afridev). Cada volume tem cerca de um metro de altura, devido às codificações impressas dos sinais em braile que ocupam maior espaço em cada página. A coleção orçada em R$ 2.750 deverá ficar disponível a partir da próxima semana para consultas na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo, já que a sede da Afridev na Rua Augusto Spinelli é bem pequena.

Durante uma solenidade simbólica de entrega da Bíblia em braile à presidente da Afridev, Ivone Marques Moreira, o diretor de assistência social da SBB, Jonie Iglesias, desejou aos membros da entidade que a publicação religiosa se torne um instrumento de transformação nas vidas dos deficientes visuais e que seu conteúdo sirva também para estimulá-los a superar barreiras e vencer as muitas dificuldades da falta de visão. Ele explicou ainda que a SBB, ao longo dos seus mais de 200 anos de atividades edita aproximadamente cinco milhões de bíblias por ano e doa outros mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo. As Bíblias são publicadas, além do braile, em português, árabe e demais idiomas.

A doação da Bíblia à Afridev foi fruto de um apelo feito ano passado à SBB pelo vereador Edson Flávio Coelho, que se sensibilizou com as muitas dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais na atualidade. Na oportunidade, a presidente Ivone Marques Moreira destacou que muitos deficientes visuais não dominam ainda a leitura em braile devido a dificuldade da instituição em oferecer cursos dessa modalidade no município. “Infelizmente nossa associação não recebe nenhum incentivo governamental e não há como pagar professores para nos ensinar essa leitura nem capacitar nenhum membro”, lamentou. A entrega dos volumes da Bíblia em braile integrou ainda a comemoração dos 20 anos de atuação da Afridev no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade