No fim da tarde da última segunda-feira, 16, um forte temporal assustou os moradores de Nova Friburgo. Segundo a Defesa Civil, foram mais de 50 milímetros de chuva em apenas uma hora, quantidade que foi suficiente para alagar ruas e gerar muitos transtornos em alguns bairros e também no centro da cidade. Nas vias que circundam a Praça Getúlio Vargas, por exemplo, a água encobriu parte das pistas e das calçadas, dificultando a passagem dos carros e impedindo a circulação de pedestres — que entravam dentro dos estabelecimentos comerciais para tentar se proteger do temporal. O mesmo também foi registrado em ruas como a Farinha Filho e Sete de Setembro.
Uma papelaria, também no Centro, precisou ser fechada antes do fim do expediente, por volta das 17h, porque foi alagada devido ao entupimento de uma tubulação que vinha da rua. Na Avenida Antônio Mario de Azevedo (RJ-130), e em vias transversais, na altura de Duas Pedras, mais uma vez, a pista ficou encoberta pela enxurrada. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel João Paulo Mori, foram registradas três ocorrências, a mais grave delas foi a interdição de um imóvel residencial que cedeu no bairro Catarcione, onde há uma galeria de águas pluviais. A Rua Antônio Banjar precisou ser interditada.
“Essa chuva foi inesperada para todos, quando fomos avisados de que haveria um temporal ele já estava acontecendo. Foi muita água durante um pequeno espaço de tempo, mas, mesmo assim, não tivemos quedas de barreiras e casos muito graves. Há previsão de chuva até o domingo, mas eles devem ser de fracas a moderadas ”, afirmou Mori.
Além de causar transtornos com alagamentos, o temporal também gerou congestionamentos no trânsito. Quem precisou chegar ao distrito de Conselheiro Paulino, por exemplo, encontrou bastante dificuldade, com engarrafamentos que chegaram a durar mais de duas horas.
Em nota, a prefeitura informou que “equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram nos pontos onde se verificaram alagamentos. De acordo com o secretário Alan de Almeida, uma equipe permaneceu ontem, 17, de plantão, das 7h às 20h, com caminhão vac-all e pipa, rodando a cidade para providenciar a limpeza dos bueiros e das ruas. A secretaria também está mapeando todos os bueiros, selecionando os mais problemáticos para atuar com mais eficiência na desobstrução. No entanto, Alan observou que após cerca de 10 minutos depois do temporal toda a água escoou. Ele lembrou que há 15 dias a secretaria vem fazendo o desentupimento dos bueiros no centro da cidade”, diz a nota.
Deixe o seu comentário