Defesa Civil realiza segunda etapa de simulado em áreas de risco

Ação aconteceu na manhã desta terça-feira em 13 localidades do município
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Defesa Civil realiza segunda etapa de simulado em áreas de risco

Na manhã desta terça-feira, 13, a Defesa Civil realizou a segunda e última etapa do simulado em áreas de risco em Nova Friburgo. A ação, de prevenção para o verão 2017, período com maior volume de chuvas, foi realizada às 11h, em 13 localidades. Ao todo, 30 agentes da secretaria de Defesa Civil, da Polícia Militar e da equipe de resgate de primeiros socorros participaram do evento.

As comunidades onde as sirenes foram acionadas nesta etapa foram: Catarcione, Chácara do Paraíso, Vale dos Pinheiros, Córrego Dantas, Campo do Coelho, Prainha, Tingly, Cordoeira, Barroso, Alto de Olaria, Santa Bernadette, São Geraldo e Granja Spinelli. Além de testar as sirenes, o simulado teve como objetivo treinar agentes e moradores das localidades para caso haja necessidade de evacuação de áreas.

Todas as sirenes das 13 localidades foram acionadas através da sala de monitoramento, inaugurada recentemente nas dependências da secretaria de Defesa Civil. Na ocasião, os agentes da Defesa Civil distribuíram cartilhas educativas à população dessas áreas e um panfleto com orientações da pasta no que diz respeito a atitudes preventivas, ações que devem ser tomadas quando às sirenes forem acionadas e cuidados quando o local voltar à normalidade. No mês passado, outras 13 áreas de risco também receberam o simulado.

Atualmente, Nova Friburgo conta com 40 sirenes instaladas em mais de 20 localidades que têm risco de deslizamentos de encostas e/ou inundações. Em caso de chuva forte, as sirenes emitem avisos de mobilização (para que a população saia de casa e procure por pontos de apoio) e posteriormente de desmobilização (para que a população volte para casa e verifique a segurança do local).

A Defesa Civil conta com a parceria de todas as secretarias municipais, Tiro de Guerra, Sanatório Naval e Corpo de Bombeiros para casos de emergência. Atualmente, o município conta com 110 pontos de apoio para abrigar a população caso necessário, 70% desses locais são escolas municipais, estaduais e igrejas. A pasta ainda disponibiliza um sistema online para envio de informativos à população pelo celular. Cerca de 13 mil celulares recebem os alertas atualmente. Para receber os comunicados da Defesa Civil, basta se cadastrar através do site www.alertaviacelular.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade