Defesa Civil planeja próximas ações

quinta-feira, 18 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A Defesa Civil de Nova Friburgo está sob novo comando desde 1º de agosto, mas nem por isso os trabalhos foram interrompidos. Pelo contrário: o tenente-coronel BM João Paulo Mori pretende dedicar-se com sua equipe às novas possibilidades em prol da vida, tendo em vista a tragédia que modificou a rotina da cidade desde 12 de janeiro.

Mori deseja implantar um sistema de comunicação utilizando rádios alimentados por energia solar. O projeto, elaborado pelos técnicos da secretaria de Ordem Urbana, prevê a instalação de bases nas escolas municipais selecionadas como abrigos em caso de chuvas fortes, em todos os bairros e distritos do município.

A implantação de um Sistema de Alerta/Alarme é outra medida que pode ser útil em caso de chuvas acima de 30 milímetros. Segundo o coordenador da Defesa Civil, as sirenes devem ser instaladas em áreas de risco do município, sendo que acionadas de uma Sala de Operações. A discussão sobre o assunto vem sendo aprofundada com o gestor do Projeto de Sirenes da Defesa Civil do Estado, Cel. Souza Filho. “Hoje escolheríamos 14 bairros, já que não seria impossível instalar em todos”, comenta Mori.

O objetivo do sistema é possibilitar que as pessoas saiam de suas casas e procurem um abrigo seguro, que pode ser uma igreja ou escola, por exemplo. Mas para isso é necessário treinamento adequado com a população. O tenente-coronel Mori disse que há a intenção de ser feito um treinamento em Nova Friburgo em 31 de novembro, o que significa que as sirenes já deverão estar instaladas para a simulação. “Como há rádios comunicadores que possuem bateria solar, estamos buscando informações sobre torres para as sirenes que possuam o mesmo mecanismo, pois quando chove em Nova Friburgo, a energia elétrica oscila bastante”, comenta o coordenador da Defesa Civil.

Mas João Paulo Mori e o secretário municipal de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, também têm motivos para comemorar. Recentemente, foram adquiridas duas novas viaturas com tração nas quatro rodas, com verba do SOS Nova Friburgo, e a contratação de engenheiros para reforçar a equipe, hoje com 28 profissionais. Outra notícia é que na quinta-feira, 18 de agosto, das 8h às 17h, no Salão Azul da Prefeitura, serão realizadas palestras para capacitação de líderes comunitários.

“Também pretendemos colocar em dia todas as solicitações de vistorias em locais de risco. Ainda há mais de 700 residências marcadas para serem demolidas, mas é competência da Empresa de Obras Públicas (Emop). Vamos atualizar o Plano Verão, com dados das associações de moradores e escolas disponíveis em caso de necessidade. Mas só é possível obter resultados positivos com nosso trabalho porque há interação com a Secretaria Municipal de Ordem Urbana e as demais subsecretarias, como a de Postura e Guarda Municipal; e a parceria do Corpo de Bombeiros, que tem à frente o coronel Luiz Enmanuel Palência”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade