Defesa Civil investe na prevenção de desastres

Novos profissionais reforçam a equipe do Centro de Monitoramento e Alertas
segunda-feira, 22 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Coronel Roberto Robadey: “Novos profissionais vão auxiliar no mapeamento e identificação dos riscos” (Foto: Agência Brasil)
Coronel Roberto Robadey: “Novos profissionais vão auxiliar no mapeamento e identificação dos riscos” (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Defesa Civil contratou 18 profissionais especializados para atuar na prevenção de desastres naturais causados por deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios e córregos.  A equipe, formada por meteorologistas, hidrólogos e geólogos, vai reforçar o trabalho no Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ).

Localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Cemaden-RJ realiza o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico de áreas em todo o estado do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar, em tempo real, riscos à população como chuvas intensas, granizo, deslizamentos, alagamentos, ressacas, e outros.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr., a inclusão dos novos especialistas é de grande valor e pode salvar muitas vidas. “Estes profissionais vão auxiliar na precisão e na antecipação da leitura da condição climática, além de atuarem no mapeamento e na identificação dos riscos e demais fatores que favoreçam a previsão de ocorrência de inundações e deslizamentos nas localidades, por exemplo”, observou Robadey.

O novo grupo de profissionais ainda proporcionará a preparação de protocolos de alertas e alarmes mais elaborados. Será possível também o desenvolvimento dos avisos meteorológicos enviados às defesas civis municipais, dedicando atenção regionalizada e até pontual devido ao monitoramento em tempo real.

SMS: serviço de envio de mensagens

O Cemaden-RJ também é o responsável pelo envio dos alertas por mensagens de texto à população informando as condições de risco, como previsão de chuva forte, inundações e deslizamentos. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar desastres. O cadastramento para receber as informações é simples. É preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. O serviço é gratuito.

 

TAGS: Defesa Civil