Durante esta semana, a Diretoria de Defesa Civil da Secretaria municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT), chefiada pelo subtenente BM Alessandro do Nascimento, fez a entrega de aparelhos celulares para os presidentes de associações de moradores dos bairros em área de risco de Cantagalo.
Os aparelhos, doados pela Defesa Civil estadual, já foram entregues nos bairros Santo Antônio, Felipe João e Praça Miguel Santos e funcionarão como um canal de informação para alertas de chuvas fortes e riscos de deslizamentos. Também serão contempladas neste primeiro momento áreas de risco em Euclidelândia e Santa Rita da Floresta.
Atualmente, apenas o bairro São José—que possui a maior população em área de risco—tem o sistema de alerta e alarme e a distribuição dos aparelhos é uma medida alternativa para garantir a segurança dos moradores destes locais, que serão avisados sobre possíveis eventos com antecedência.
Cantagalo possui 68 áreas de risco mapeadas pelo Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM). Devido a esses números, a Secretaria estadual de Defesa Civil garantiu que o município será contemplado com mais um sistema de alerta e alarme, deixando a secretaria mais equipada e preparada para reagir a grandes eventos, o que dará mais segurança aos moradores.
Em visita ao Rio de Janeiro, Robadey conseguiu mais alguns aparelhos celulares, que serão disponibilizados pela Superintendência Operacional da Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Deixe o seu comentário