Flávia Namen
Implantar a cultura da prevenção entre os friburguenses e reduzir a vulnerabilidade de comunidades ameaçadas pelos riscos das chuvas. Esse é o principal objetivo do simulado real que a Defesa Civil e o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (6º GBM) promovem na próxima quinta-feira, 29, em cinco pontos de Nova Friburgo. Os detalhes da ação foram explicados à imprensa durante coletiva realizada na manhã da última quinta-feira, 22, na sede da Defesa Civil. O coordenador do órgão, tenete-coronel João Paulo Mori, abriu o encontro destacando que o treinamento vem sendo planejado há vários meses e contará com a participação de diversos órgãos estaduais e secretarias municipais. “O simulado contemplará várias situações de emergência em caso de chuva forte como enchentes, deslizamentos e resgate de vítimas”, disse.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Emmanoel Palencia Barbosa, destacou que a ação vai marcar o Dia Nacional de Redução de Desastre e terá início às 9h no final da Rua General Osório, na altura do Hospital Municipal Raul Sertã. “Essa simulação faz parte do plano do Comitê de Gestão Estratégica e envolverá várias instituições como Polícia Militar, DER, Autran, IML, Cruz Vermelha, Inea, Guarda Municipal, Faol, além de diversas secretarias municipais e o governo do estado, que cedeu um helicóptero para a ação”, disse.
Com término previsto para o meio-dia, o simuladão terá prosseguimento em duas das localidades mais castigadas pela catástrofe de 2011: Córrego Dantas e Campo do Coelho. Palencia apresentou os procedimentos que integrarão o treinamento, que incluirá remoção de vítima de desabamento por helicóptero, evacuação de moradores de áreas de risco para abrigos e pontos de apoio e desobstrução de trecho da RJ-130 interditado por deslizamento. “Será uma operação de grande vulto e é importante que a população não entre em pânico porque trata-se apenas de um exercício que trará um grande aprendizado para todos e possibilitará o planejamento de novas ações”, disse ele.
A coletiva também contou com a participação do secretário municipal de Ordem Urbana, tenente-coronel Hudson de Aguiar Miranda e do coordenador da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Cláudio Rosa. Ambos destacaram a importância do simulado na formação de uma sociedade mais capacitada para enfrentar os possíveis problemas decorrentes das chuvas de verão.
Deixe o seu comentário