Defesa Civil de Cantagalo cadastra famílias que moram em área de risco

terça-feira, 27 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

 A Secretária Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) de Cantagalo está cadastrando as famílias residentes em áreas de risco. O cadastramento é baseado no relatório produzido pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM) em dezembro de 2012, que mapeou todas as áreas do município que possuem risco.

Ao todo são 470 residências localizadas no primeiro distrito, sede, no segundo distrito, Santa Rita da Floresta, no terceiro, Euclidelândia, e no quinto, Boa Sorte. Na sede foram mapeadas 395 dessas residências, sendo 177 no bairro São José, localidade que possui a maior área de risco. Em Santa Rita da Floresta estão concentradas 13 casas; Euclidelândia, 35, e Boa Sorte, 27. O 4º distrito, São Sebastião do Paraíba, não foi listado no relatório por não possuir risco iminente de deslizamento. Porém, a localidade tem residências que sofrem com inundações devido à cheia do Rio Paraíba, que corta o distrito, e também terá os moradores cadastrados.

O cadastramento está sendo feito pela equipe da Defesa Civil, inclusive a Guarda Municipal, que em Cantagalo, por lei, PE formada por agentes de Defesa Civil. O objetivo principal é manter a população informada de que está em área de risco e o que deve fazer caso receba alertas da Defesa Civil. Também se pretende manter atualizados todos os dados de cada morador dessas áreas, permitindo melhor planejamento das ações de proteção e estreitar o contato com as famílias para a emissão de alertas de chuvas fortes e situações de emergência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade