Defesa Civil capacita lideranças comunitárias

segunda-feira, 22 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Defesa Civil capacita lideranças comunitárias
Defesa Civil capacita lideranças comunitárias

(SECOM) A secretaria estadual de Defesa Civil e a secretaria municipal de Ordem Urbana, através da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveram encontro de capacitação de agentes dos Postos de Saúde da Família (PSF) e outras lideranças comunitárias na quinta-feira, 18, no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Ministrada pelo tenente-coronel bombeiro Paulo Renato, diretor da Escola de Defesa Civil, a capacitação teve como tema a percepção de riscos e implantação do sistema de alerta/alarme com sirenes. O trabalho está sendo executado nos três municípios afetados pela tragédia de janeiro passado — Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

CAPACITAÇÃO E AÇÃO - O encontro foi aberto pelo secretário municipal de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, que representou o prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto. Ele agradeceu a presença da engenheira Elaine La Torre, representante da Defesa Civil nacional, e falou da solidariedade havida em Nova Friburgo no período das fortes chuvas e do trabalho da Defesa Civil na preservação de vidas.

O coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel bombeiro João Paulo Mori, agradeceu a presença de representantes da ONG Viva Rio e das lideranças comunitárias que atenderam ao apelo para a capacitação sobre o sistema de alerta/alarme com sirenes que está para ser implantado em Nova Friburgo. Segundo Mori, todos que escolheram viver em Nova Friburgo sabem que a cidade é vulnerável, com encostas e rios, e devem se adaptar ao clima e à topografia da cidade. Ele também falou de detalhes sobre o atendimento à população e abrigos em lugar seguro em caso de situações extremas. E finalizou explicando que a ideia do sistema é da Defesa Civil estadual, comandada por Sérgio Simões.

Para o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (6º GBM), tenente-coronel Luiz Emanuel Palência Barbosa, as presença dos líderes comunitários na capacitação representa a união de todos os setores para agir nos momentos mais difíceis. A capacitação foi iniciada por Paulo Renato pouco depois das 9h e prosseguiu até as 16h.

AJUDA ÀS COMUNIDADES - Claudiana Romito é agente do PSF de Riograndina. Ela se mostrava satisfeita por participar da capacitação da Defesa Civil e assim poder ajudar a sua comunidade, além de passar a outras pessoas os conceitos aprendidos.

Para Valcenir Faria, presidente da Associação de Moradores do Loteamento Floresta, sua participação foi importante porque, com a capacitação, poderá ajudar ainda mais a sua comunidade, onde morreram 44 pessoas na tragédia de janeiro, muitos dormindo. Ele espera a implantação de uma das sirenes no Floresta.

O presidente do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Nova Friburgo (ComAmor), Cezar Bezerra (Cezinha), comentou que a capacitação da Defesa Civil tem tudo a ver com a tragédia ocorrida em janeiro, quando não gostaria de ter passado o que passou. Foi alertado pela Defesa Civil sobre a precipitação de chuvas intensas, tomou conhecimento do desmoronamento de um imóvel em Olaria no dia 11 e passou a noite para o dia 12 avisando, por telefone, os presidentes e diretores de associações de moradores com as quais mantinha contato, especialmente onde havia áreas de risco.

Cezinha crê que, com a capacitação da Defesa Civil, as lideranças comunitárias, devidamente preparadas, possam salvar muitas vidas, com mais estrutura e de forma ordenada. Para o presidente do ComAmor, essa capacitação deve continuar, nas comunidades, talvez nos fins de semana, para que mais pessoas possam ser preparadas para agir em caso de fortes chuvas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade