Defensores dos animais assistem a palestra na OAB-NF

Rodeio volta a ser debatido entre vereadores, ONGs e advogado que defendeu tese sobre o direito dos bichos
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O mestre em Direito Vinicius Escobar entre os vereadores Joelson do Pote e Luciana
O mestre em Direito Vinicius Escobar entre os vereadores Joelson do Pote e Luciana

Defensores da causa animal, entre eles os vereadores Joelson do Pote e Luciana Silva, e representantes de várias ONGs assistiram na noite desta quinta-feira, 9, na OAB de Nova Friburgo, à palestra do advogado Vinicius Escobar, mestre em Direito pela UFRJ, sobre as discussões constitucionais que envolvem a dignidade dos animais.

Foram debatidos diversos aspectos jurídicos da causa animal. Os vereadores vão propor promover esse mesmo encontro na Câmara para esclarecer outros parlamentares sobre o assunto .

O direito dos animais foi o tema da dissertação de mestrado de Vinicius, que faz uma análise histórica dos julgamentos do Supremo Tribunal Federal quando provocado a se manifestar sobre o direito à liberdade de manifestação cultural em contraposição à vedação à crueldade animal, ambas garantias previstas na Constituição Federal.

Além dos contornos jurídicos e filosóficos, o trabalho inédito analisou os casos emblemáticos das farras do boi, das rinhas de galo e das vaquejadas, retratando a evolução do tema no STF nos últimos 20 anos, em uma abordagem técnica, atual e útil à reflexão sobre os direitos envolvidos.

Vale lembrar que, em Nova Friburgo, o tema causou discussões acaloradas diante da intenção da Câmara Municipal de levar a otação projeto que liberaria rodeios na cidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: animais
Publicidade