De volta aos palcos uma divertida reflexão para todas as idades: Palhaçadas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

Quem já viu gostou, e pode ver agora novamente; quem ainda não viu, vale a pena conferir a nova montagem do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), Palhaçadas, baseada na obra do dramaturgo João Siqueira, escrita na década de 1970 e encenada agora pelos atores Rodrigo Guadagnini e Beto Grillo. As apresentações acontecem todos os sábados e domingos, às 17h, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas, 71, Centro). Ingressos no local a R$ 10. Ao fim de cada apresentação, há sorteios de camisas da peça, narizes de palhaço, pirulitos e livros do saudoso escritor e cronista de A VOZ DA SERRA, Augusto Carlos Curvello de Muros. Palhaçadas estará em cartaz até o fim de outubro.

Na peça, a dupla de atores deixa fluir o imaginário de crianças de todas as idades. “Assim promove-se um momento ‘palhaçal’ de puro lirismo e ternura. Engana-se quem pensa que pelo simples fato dos atores estarem caracterizados como palhaços, é interpretado um texto infantilóide. Fazemos durante todo o espetáculo o público pensar e rir de acordo com a sua interpretação de cada caso”, adianta o diretor de Palhaçadas, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu. A reflexão provocada pelos atores-palhaços se confunde ainda com a ambientação multicolorida do espetáculo, com coreografias, maquiagem e figurinos bem afinados.

Outra grande finalidade de Palhaçadas é estimular no público reações diversificadas de cada ação vivenciada no palco, com a montagem adaptada dos esquetes elaborados por João Siqueira. “É impressionante como situações corriqueiras, desprezadas no dia a dia, podem ser vistas por um outro lado. E o melhor, passíveis de acharmos graça delas”, observa o ator Rodrigo Guadagnini. “Infelizmente, com a correria de hoje não se observam mais fatos inusitados e divertidos”, arremata Beto Grillo, que assim como Rodrigo e o Gama, acredita que repetirá agora o sucesso da primeira temporada de Palhaçadas, antes da Copa do Mundo, também no Centro de Arte.

Jaburu dedica o novo espetáculo a todas as pessoas, pequenas ou grandes, que são sempre enormes para o Gama. “Os grandes são capazes de compreender todas as coisas, até mesmo o teatro infantil. E, nós, grandes, precisamos buscar em nosso imaginário a criança que já fomos. Amemos, então, a alma colorida do eterno palhaço”, diz.

Palhaçadas conta ainda com apoio operacional da secretária de produção, Manoella Iezzi Guadagnini; da artista plástica Tetê Moraes; da costureira Maria Agrello e do sonoplasta Anderson Seixas, além de Giovanni Bizzotto (ambientação sonora); Wellington Vieira (coreografia); Anderson Gripp (iluminação); Fernando Rocha (pesquisa de textos filosóficos sobre o palhaço).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade