Nessa época do ano falamos muito em queijos, vinhos e frios. Tábuas são oferecidas em boa parte dos restaurantes e delicatessens. Em alguns lugares encontramos prontas em mercados para serem degustadas em casa, mas também podemos montá-las por conta própria. Saem mais baratas e ainda podemos escolher só que gostamos. Podem ser só de queijo, ou só frios (embutidos) ou sortidos (queijos e frios). Hoje em dia é muito fácil receber os amigos em casa com boas mesas montadas. Azeitonas, mix de castanhas, pãezinhos variados e torradinhas dão o toque especial. Essas combinações servem para várias ocasiões: happy hour, como entrada de um jantar ou só uma degustação informal, lanches, piqueniques. Bom, também podemos apreciar os queijos em bons sanduíches! E ainda incrementá-los com folhas, tomates, picles... Meu Deus! Deu-me até água na boca! Então, meus queridos, sugestões é que não faltam para uma belíssima degustação acompanhada de amigos ou um belo amor! Viva os queijos e vinhos e o inverno friburguense!
GLOSSÁRIO
QUEIJOS – Laticínio preparado a partir do leite. Como ele, é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo. É rico também em nutrientes como cálcio, fósforo e vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E). Os leites mais comumente utilizados para a fabricação de queijo são o de vaca, de ovelha e de cabra. Produz-se a partir da adição ao leite de renina ou outro agente (bactérias específicas) para provocar a coagulação, fazendo com que a caseína se separe em coalho e soro. A gordura do leite também coagula junto do coalho. Os coalhos são então espremidos, para a retirada o soro, tratados com sal, que atua como conservante, moldados e levados a maturar. O processo, em todas as suas etapas, é controlado, bem como o ambiente de fabrico e maturação. Existe uma variedade enorme de queijos, pois, além dos diversos leites que podem ser usados, os processos de fabricação variam e o próprio meio ambiente interfere. Há, portanto, várias maneiras de classificar um queijo. Uma delas baseia-se na textura, assim, temos os queijos mais macios, os semimacios, os semiduros, os duros e os de veios azuis. Outra forma de classificá-los é pelas características do processo de fabricação. Podemos subdividi-los em queijos tipo blue, enriquecidos, de casca lavada, macios de casca natural, prensados não cozidos e processados. Existem também queijos com base diferente do coalho animal, os vegetais, como o tofu, à base de soja, e queijos de soro, em vez de coalho, como a ricota italiana.
COMO PREPARAR UMA TÁBUA DE QUEIJOS
Tipo de Queijo: Diversos.
Seleção de queijos que mais lhe agrade. Um bom critério é servir de 5 a 6 tipos diferentes, de preferência um de cada família de queijo. Os tipos mais recomendados para compor uma tábua de queijos são:
1. Queijos suaves de massa macia: Estepe, Esférico, Gouda, Edam ou Saint paulin.
2. Queijos de mofo branco: Camembert ou Brie.
3. Queijos de olhaduras tipo suíços: Gruyère, Emental.
4. Queijo de massa filada: Provolone.
5. Queijos duros, de sabor mais picante: Parmesão, Reino.
6. Queijos de mofo azul: Gorgonzola, Roquefort.
Em média, calcula-se 150 g por pessoa no total.
Os queijos devem ser dispostos na tábua na ordem acima, para que se comece a degustação daqueles de sabor mais suave para os de sabor mais pronunciado (ou seja, começa-se comendo um queijo de sabor suave).
Para facilitar o corte dos queijos e orientar seus convidados, deixe ao lado de cada tipo dois a três pedaços cortados. O mais correto é seguir o formato do queijo, assim, haverá distribuição igual para todos. É bom tirar os queijos da geladeira 30 minutos antes de servir, para que adquiram sua textura e sabor original.
Para acompanhar, sirva pães neutros — sem recheio, para não interferir no sabor dos queijos. Frutas suaves (peras, maçãs e uvas) ou frutas secas (passas, damascos e cerejas) podem ser servidas para serem degustadas entre os queijos.
Pequenos pratos acompanhados de garfo e faca tornarão sua degustação de queijos mais sofisticada. Se preferir algo mais informal, corte os queijos em pequenos pedaços, no formato original e sirva com palitos. Mas cuidado: um queijo não deve encostar-se ao outro para não interferir no sabor. É melhor colocá-los em pequenas tábuas separadas. Bandeirinhas de países como França, Itália e Dinamarca darão a sua mesa um ar de Europa.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário