Day Hospital: excelência da unidade friburguense na região

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O cirurgião e diretor do Day Hospital Nossa Senhora do Líbano, médico José Antonio Verbicario Carim, pioneiro no tratamento de obesidade por videolaparoscopia na região, dá início, mês que vem, à participação anual em congressos internacionais, compromisso ao qual se dedica há mais de 40 anos. O primeiro será em março, em Nova Iorque (EUA), depois em julho, no Rio de Janeiro, e finalmente, em setembro, em Nova Deli (Índia).

Por enquanto, o doutor Carim vem cumprindo sua rotina diária de cirurgias e, ao fim do dia, confere as obras de ampliação do hospital, em fase de finalização. Depois de inaugurar um Pronto Socorro, em abril do ano passado, iniciou outra empreitada: uma nova CTI com 10 leitos, dos quais dois são individuais, e mais uma ala de internação com seis amplos apartamentos. As novas dependências estarão prontas também em março. “Essa ampliação foi um compromisso que assumimos logo após a enchente do ano passado. Há uma carência desse tipo de atendimento e nos propusemos a colaborar de alguma forma. Queremos estar preparados para servir à população em casos de emergência”, revelou.

Carim tem acumulado prêmios em congressos e encontros promovidos pelas entidades internacionais que atraem especialistas de todos os continentes, nos quais seus trabalhos e pesquisas têm merecido o justo reconhecimento. De 2007 a 2011, o cirurgião participou de diversos congressos em países da América do Sul, Europa, Oriente, além dos EUA. Durante o XIII World Congress of the International for the Surgery at Obesity and Metabolic Disorders, realizado em Buenos Aires há quatro anos, o trabalho sobre obesidade mórbida ganhou o primeiro lugar. “Esta é uma especialidade a qual nos dedicamos intensamente em Nova Friburgo, e desde março de 1999 é um das nossas prioridades”, relembrou Carim.

Em setembro de 2011, na 17ª edição deste mesmo congresso internacional, então realizado em Hamburgo, Alemanha, novamente a equipe do Dr. Carim se sobressaiu, com dois trabalhos selecionados entre os 15 melhores. “Neste evento, que teve aproximadamente 1.200 inscritos, nos sentimos orgulhosos por termos sido escolhidos. No momento das apresentações dos nossos vídeos, fomos convidados para atuar como moderadores, juntamente com mais três cirurgiões, da Alemanha, Estados Unidos e Índia. Um modelo-vídeo foi apresentado por mim, e o outro, também em vídeo, por Filipe Carim”, relatou.

Em novembro do mesmo ano, no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Gramado (RS), o vídeo produzido pela equipe friburguense foi mais uma vez selecionado como um dos cinco melhores entre 350 produções. “Isso demonstra que não estamos limitados ao nosso município: temos reconhecimento nacional e internacional, graças a Deus e, modestamente, acredito que estamos presentes no meio científico como profissionais de qualidade”, comentou Dr. Carim.

Ao encerrar, ele aproveitou para acrescentar: “A videolaparoscopia foi um marco na cirurgia quando surgiu e estamos sempre atentos às novas técnicas. Fazemos parte de um grupo privilegiado de cirurgiões, em permanente treinamento. A cada momento, nos sentimos mais aptos para realizar novos procedimentos, ressaltando que os mesmos são autorizados pelas normas das sociedades médicas brasileiras”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade