D. Rafael preside celebração da quarta-feira de cinzas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
D. Rafael preside celebração da quarta-feira de cinzas
D. Rafael preside celebração da quarta-feira de cinzas

A solenidade da quarta-feira de cinzas teve como tema Misericórdia de vosso povo, Senhor e foi presidida pelo administrador diocesano d. Rafael Cifuentes na Catedral São João Batista e concelebrada por monsenhor Antônio Stael. Os fiéis compareceram em grande número e muitos deles fizeram questão de estar pessoalmente com d. Rafael após a missa, já que ele está deixando o comando da Diocese de Nova Friburgo. Rasgai o coração; voltai para Javé; reconciliai-vos. Com estas palavras a Igreja desafia os fiéis a iniciar a Quaresma e, ao receber as cinzas, passar da morte para a vida, assumindo uma sincera conversão. Na oportunidade foi iniciada também a Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica e tem como tema Economia e Vida, sob o lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro. Durante os próximos 40 dias a Igreja exorta os fiéis a rasgar o coração, pois o tempo da Quaresma é de reconciliação com Deus, de sincera conversão praticando obras de misericórdia.

Durante a imposição das cinzas o celebrante diz: Convertei-vos e crede no evangelho ou “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Na cerimônia foi citado também que neste tempo de oração, penitência e jejum, conscientes de que vivem em um mundo marcado pela falta de solidariedade e de paz, e dispostos à mudança, os fiéis devem apresentar ao Deus de misericórdia suas orações, pedindo um novo coração.

Entre as orações feitas os fiéis pediram que esta Quaresma constitua uma renovada experiência de reconciliação com Deus e com todos os irmãos e irmãs; que a Campanha da Fraternidade ecumênica contribua para equacionar a relação entre economia, vida humana saudável e conservação do meio ambiente; que as igrejas cristãs e as pessoas de boa vontade comprometam-se na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e de paz; e que, imitando a misericórdia de Deus, repartam o pão com os necessitados.

Um pouco sobre o sentido da quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. A data ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma). Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da Páscoa, podendo variar do começo de fevereiro à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente neste dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre administrando a cerimônia. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano, a quarta-feira de cinzas é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ocorre logo depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, último dia da temporada de Carnaval.

A quarta-feira de cinzas cairá nas seguintes datas nos próximos anos:

* 2011 - 9 de março

* 2012 - 22 de fevereiro

* 2013 - 13 de fevereiro

* 2014 - 5 de março

* 2015 - 18 de fevereiro

* 2016 - 10 de fevereiro

* 2017 - 1 de março

* 2018 - 14 de fevereiro

* 2019 - 6 de março

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade