D. José é sepultado na Catedral com a presença de milhares de católicos

terça-feira, 03 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

José Duarte

A comunidade católica da Diocese de Nova Friburgo foi surpreendida no último fim de semana com o falecimento de dom José de Almeida Batista Pereira, depois de enfermidade que o levou a ficar internado no Hospital Unimed por quase oito dias. Seu corpo foi velado durante todo o sábado, 31 de janeiro, na Catedral São João Batista, a missa de corpo presente sendo presidida por d. Rafael Llano Cifuentes, às 15h, e o sepultamento uma hora depois, na cripta da Catedral. Além do bispo d. Rafael, a missa contou com os dois bispos anteriores da Diocese – d. Clemente Isnard e d. Alano Maria Pena – e mais de 30 padres.

A catedral foi pequena para os milhares de católicos que compareceram vindos de toda a Diocese e de outras cidades brasileiras, já que d. José era muito conhecido, pessoa muito carinhosa, espelho de humildade e amor ao próximo e exemplo de ser humano. Uma pessoa alegre, que transmitia caridade e paciência às pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.

D. José de Almeida nasceu em 26/07/1917, em São Gonçalo, foi ordenado presbítero em Niterói em 22/12/1940, nomeado bispo de Guaxupé em 22/12/1953, sagrado bispo em 02/02/1954 e renunciou à Diocese em 16/01/1976.

Com o lema Ipsa Conteret, que quer dizer E ela esmagará, referindo-se à Virgem Maria, que esmaga o mal e o pecado, como atividades exercidas como bispo d. José foi bispo auxiliar de Niterói, 1° bispo de Sete Lagoas (MG), bispo de Guaxupé e colaborador na Diocese de Nova Friburgo, até ser internado, semana retrasada. Era, inclusive, pároco da Paróquia São José, em São José do Ribeirão. Também foi professor nos seminários de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói, reitor do Seminário São José, em Niterói, e pároco de São Lourenço (MG).

O saudoso bispo estudou Teologia e Filosofia no Seminário Central do Ipiranga, validação do curso filosófico na Faculdade Salesiana de São João del-Rey (MG), ensino médio no Seminário São José de Niterói e ensino fundamental e básico em escola pública da mesma cidade.

D. José de Almeida publicou as seguintes obras: O Homem – Desafio de Hoje e de Sempre; Catequese Bíblica do Rosário da Virgem; Introdução à Sociologia (pro manuscripto); História e São José do Ribeirão (inédito), entre outras.

A Catedral São João Batista celebrará missa de 7° dia na próxima quinta-feira, 5. Em São José do Ribeirão também está marcada missa, às 19h, presidida pelo padre Roberto José Pinto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade