Ex-bispo de Nova Friburgo e atualmente presidente da Província Eclesiástica de Niterói, da qual a Diocese de Nova Friburgo pertence, o arcebispo de Niterói, D. Alano Maria Pena, enviou a todas as paróquias de sua arquidiocese a seguinte nota, que foi lida em todas as missas de Nova Friburgo:
“Cristo é a nossa esperança. Duas dioceses – Nova Friburgo e Petrópolis – que integram a nossa Província Eclesiástica de Niterói, acabam de ser duramente atingidas por tragédias que ceifaram numerosíssimas vidas, enlutando e trazendo sofrimentos a tantas famílias.
“Todos nós ainda nos lembramos do sofrimento que se abateu sobre famílias de Niterói e São Gonçalo com os deslizamentos de abril do ano passado. São marcas que custam muito a desaparecer. Em face desta situação, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos pede uma eficaz solidariedade e partilha na dor comum.
“Pessoalmente externei aos dois irmãos bispos, S. E. Dom Edney Gouvea Mattoso, de Nova Friburgo, e S. E. Dom Filippo Santoro, de Petrópolis, nossa integral solidariedade, assegurando-lhes nossas preces. Nossa solidariedade se expressará da seguinte forma: cada paróquia da Arquidiocese, com seu pároco, organizará, até o final do mês de janeiro, momentos de oração e intercessão pelas vítimas das tragédias e seus familiares; cada pároco disponibilizará um espaço para receber doações (alimentos não perecíveis, água, roupas, material higiênico) que serão depois recolhidas e enviadas às dioceses flageladas; esta carta seja lida em todas as santas missas ou celebrações nas paróquias e capelas.
“Deus tenha compaixão de nossos irmãos tão duramente provados e os livre de maiores sofrimentos o mais breve possível. Que a Santíssima Virgem, Mãe de toda consolação, conforte os corações sofridos de todos esses nossos irmãos flagelados”.
Niterói, 13 de janeiro de 2011
Dom Frei Alano Maria Pena, OP (Arcebispo Metropolitano de Niterói), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (Bispo Auxiliar de Niterói)
Deixe o seu comentário