Oferecido gratuitamente à comunidade, o curso de gestantes do Hospital São Lucas chega à sua terceira edição, sempre com um sucesso absoluto. A primeira aula será no dia 4 de agosto. As aulas são quinzenais e acontecem sempre às quartas-feiras, às 18h. O objetivo é orientar as futuras mamães e futuros papais sobre todas as etapas da gestação, do parto e dos cuidados com o recém-nascido.
Coordenado pelas psicólogas Silvia Deslandes e Marli Carvalho, o curso é composto por seis aulas, distribuídas em três módulos, envolve diversos especialistas que atuam neste momento ímpar da vida dos casais, deixando-os muito mais preparados e seguros para receber o bebê.
O curso contará com a participação dos obstetras Carlos Pecci, Cláudio Pecci e Noberto Louback, que falarão sobre as diversas etapas do trabalho de parto, a atividade física e sexual durante a gestação, os tipos de parto, puerpério, aleitamento, sexualidade e contracepção. Haverá uma aula só sobre anestesia pré-parto, com o médico Marcelo Murata. Esta é, aliás, uma das aulas que despertam maior interesse entre os participantes. Afinal, são muitas as dúvidas que cercam este tema: respiração e relaxamento durante as contrações, os diversos tipos de anestesia disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um deles, a recuperação pós-parto e medicamentos x lactação.
As pediatras Débora Cristina de Souza e Rosane Siqueira falarão sobre os cuidados com o recém-nascido na sala de parto, o índice de Apgar (que avalia a vitalidade do bebê), o teste do pezinho, a vacinação, a importância do leite materno e as vantagens do aleitamento, icterícia, refluxo, entre outros temas.
A nutricionista Josane Thurler abordará a alimentação da gestante, o ganho de peso durante a gestação e a dieta da mulher que amamenta. O curso é bastante completo e detalhado, chegando a enfocar, inclusive, a saúde bucal da gestante e do bebê, tema a cargo da odontopediatra Tatiane Bussinger, assim como a atividade física na gestação, com as professoras de educação física Jamile Rocha e Ângela Santos.
As enfermeiras do HSL, Inês Pinto Rodrigues (chefe da Maternidade do HSL) e Ana Cristina Camarão de Queiroz (enfermeira-chefe do hospital) se encarregarão das orientações sobre o que levar para a maternidade, o enxoval do bebê, os cuidados com o recém-nascido, as visitas e os aspectos práticos da amamentação.
São apenas 40 vagas e, no final, os casais participantes receberão um CD com o resumo das aulas e certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2525-9955.
Deixe o seu comentário