Curso de gestantes do Hospital São Lucas reúne mais de 30 casais

quarta-feira, 29 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Curso de gestantes do Hospital São Lucas reúne mais de 30 casais
Curso de gestantes do Hospital São Lucas reúne mais de 30 casais

Mais de 30 casais grávidos participaram da primeira aula do curso de gestantes que o Hospital São Lucas está oferecendo à comunidade. Idealizado pela psicóloga Silvia Deslandes e já em sua segunda versão, o curso tem por objetivo orientar futuras mamães e futuros papais - principalmente os marinheiros de primeira viagem - sobre todas as etapas da gestação, do parto e dos cuidados com o recém-nascido.

Na ocasião, o doutor Carlos Pecci abordou as mudanças no organismo da mulher durante a gestação, as queixas mais comuns, as diversas etapas do trabalho de parto e os tipos de parto. Em seguida, a nutricionista Jusania Thurler falou sobre as necessidades nutricionais da gestante, a importância de ter um cardápio balanceado e o ganho de peso durante a gestação.

A psicóloga Helena Ventura fechou o encontro abordando um tema de grande relevância para quem vai ter um filho: a idealização do bebê, isto é, a imagem que vai se formando do filho desde o início da gravidez. Em pauta, o mundo emocional da gestante, suas alegrias, angústias, fantasias e a mudança do papel social que acontece depois do nascimento do filho. Helena também falou sobre a formação do vínculo afetivo entre mãe e filho, o papel do pai e o choro do bebê.

O curso terá continuidade na quinta-feira, 6 de maio, abordando um tema dos mais palpitantes e que mais suscita dúvidas entre os participantes, a anestesia pré-parto, com o médico Marcelo Murata. Ele falará sobre respiração e relaxamento durante as contrações, os diversos tipos de anestesia disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um deles, a recuperação pós-parto e medicamentos x lactação.

Na aula seguinte, os pediatras Anandra Rezende e Rodrigo Ribeiro falarão sobre os cuidados com o recém-nascido na sala de parto, o índice de Apgar (que avalia a vitalidade do bebê), o teste do Pezinho, a vacinação, a importância do leite materno e as vantagens do aleitamento, icterícia, refluxo, até a primeira consulta com o pediatra. O curso terá continuidade com as enfermeiras neonatais Rubia Nunes e Fabiane Pepe, que darão orientações práticas ao casal sobre o que levar para a maternidade, o enxoval do bebê, os cuidados com o recém-nascido, as visitas e a amamentação.

O curso, como se vê, é bastante completo e detalhado, chegando a enfocar, inclusive, a saúde bucal da gestante e do bebê, tema a cargo da odontopediatra Tatiane Bussinger, assim como a atividade física na gestação, com as professoras Jamile Rocha e Ângela Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade