O curso de iniciação à fotografia ministrado pela jornalista e fotógrafa Cecília Rocha encerra o primeiro semestre de 2010 com um evento especial. Uma exposição de trabalhos dos alunos está em cartaz no Country Clube até dia 18, na Casa da Criança Oficina de Arte Guignard. Consiste num varal de fotografias produzidas pelos alunos. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e a entrada é franca.
Quem for à mostra poderá conferir alguns registros feitos nas aulas externas do curso, em que os alunos aprenderam a fazer o uso otimizado dos recursos de seus equipamentos fotográficos. O resultado são trabalhos que retratam a paisagem urbana em ângulos especiais, com muita criatividade e bom gosto.
Toda a comunidade está convidada a visitar a exposição, uma boa opção cultural para quem está de férias neste mês de julho. Além dos trabalhos dos alunos, os visitantes poderão conferir algumas fotos da própria Cecília e de alunos da primeira edição do curso.
Vale destacar que a abertura da exposição contou com inauguração do laboratório Cláudio Piragibe e também com o lançamento do blog do curso. A mostra tem apoio de A VOZ DA SERRA, da Associação Friburguense de Imprensa e da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo, além de empresas da cidade.
O que importa é o olhar fotográfico
Varal fotográfico mostra a criatividade e a técnica dos alunos do curso de fotografia
Os trabalhos produzidos pelos alunos do Curso de Iniciação à Fotografia – Teoria e Prática encontram-se expostos em um varal fotográfico na II Exposição do Curso de Iniciação à Fotografia, na Casa da Criança Oficina de Arte Guignard, no Nova Friburgo Country Clube. A exposição reúne fotografias dos alunos das turmas de 2009 e do primeiro semestre de 2010 e mostra o resultado do trabalho desenvolvido no curso, que prima pelo uso da técnica em função da linguagem. Nessa mostra, que fica aberta até o dia 18, o público poderá ver imagens captadas com olhares criativos, ângulos ousados e desafios técnicos, e conhecer novos talentos que estão se revelando.
No curso fazemos um verdadeiro mergulho na arte e na técnica da fotografia. Nas aulas práticas e teóricas sobre história da fotografia, ótica, composição, laboratório em preto e branco, teoria da cor e uso de câmeras digitais, os alunos vão desvendando os mistérios da caixa mágica, despertando o olhar fotográfico e exercitando na prática os conceitos teóricos. O local do curso, o Nova Friburgo Country Clube, esse verdadeiro oásis tão cuidadosamente antropizado, é uma escola perfeita para o aprendizado da fotografia. O Parque São Clemente é pura fotogenia com seus belos jardins e uma luz poética. O cenário produz inspiração para belíssimas fotografias com linhas, curvas, áreas de luz e sombra e a natureza exuberante. É um ambiente de fato fotográfico.
A fotografia na atual era digital é definida tecnicamente como pós-fotografia. Essa definição refere-se à captura da imagem, que antes era um processo fotoquímico resultante da sensibilização da luz sobre a prata enquanto hoje a leitura da imagem é feita pelos pixels através do sistema binário de informações. Mas o que importa é que a imagem fotográfica está aí, continua encantando e ficando cada vez mais popular. Cada vez mais pessoas fotografam em seus celulares e câmeras que oferecem os mais variados recursos. E muitas pessoas procuram o curso de fotografia justamente para aprender a usar e controlar esses recursos com o objetivo de fotografar mais e melhor .
Nunca se fotografou tanto como na era digital. E isso é ótimo porque além de uma profissão, a fotografia é uma linguagem, uma forma de expressão e um instrumento de cidadania. Através da fotografia é possível exercitar um olhar mais seletivo e construir um olhar mais crítico a cerca do ambiente à nossa volta, do nosso mundo, de cada pessoa, objeto ou cena que escolhemos para fotografar. Esse real interpretado, que faz cada um enquadrar e clicar do seu próprio jeito. É o que se chama de olhar fotográfico. A luz e as cores que formam as imagens são truques da natureza, segredos que justificam o profundo estudo da técnica, como instrumento da linguagem. Pois o que importa é o olhar fotográfico.
Na II Exposição do Curso de Iniciação á Fotografia – Teoria e Prática soma-se o resultado dessa proposta com o talento dos alunos. No contexto do curso, estão sendo produzidas belas imagens de Nova Friburgo e o objetivo é transformar esse trabalho em uma publicação. Esse projeto está sendo desenvolvido e as parcerias são bem-vindas. A qualidade e a originalidade das fotografias podem ser conferidas no varal fotográfico da exposição, com visitação de 9h às 16h. O evento marca também o lançamento do blog do curso e uma homenagem ao arquiteto Cláudio Piragibe, um apaixonado pela arte fotográfica e grande incentivador do nosso curso.
Cecilia Rocha
Jornalista e fotógrafa,
Coordenadora do Curso de Iniciação à Fotografia – Teoria e Prática
ceciliarocha30@yahoo.com.br
Deixe o seu comentário