Eloir Perdigão
Nova Friburgo resgatou o seu Festival de Inverno da forma como foi concebido. O resultado foi uma afluência de público provavelmente recorde em todas as edições do evento. Friburguenses e turistas, ávidos por um programa de qualidade, garantiram casa cheia em quase todos os espetáculos. Hotéis lotados e comércio movimentado aqueceram a economia da cidade. Parceiros do governo municipal foram importantes nesse sucesso: além do patrocínio da Energisa e Águas de Nova Friburgo, a concessionária Ponte S/A, que administra a Ponte Rio-Niterói, inseriu chamadas em seus paineis eletrônicos, e o governo estadual. Muitos veículos do Rio, Grande Rio e outras regiões do estado, principalmente dos Lagos e Serrana, circularam pela cidade na segunda quinzena do mês de julho.
Quem ainda comemora os resultados positivos para Nova Friburgo é o secretário municipal de Governo, Braulio Rezende Filho. Ele chama a atenção para o grande esforço empreendido pelo governo municipal – a exemplo do ano passado – para a realização do festival. O esforço principal foi no sentido de resgatar o festival original, com o glamour do Nova Friburgo Country Clube.
De acordo com Braulio, o prefeito Heródoto Bento de Mello lhe fez um pedido especial para que, junto com os demais setores envolvidos – Cultura e Turismo –retomar o Festival de Inverno nos moldes das primeiras versões, principalmente usando o Country Clube. No ano passado, apesar dos primeiros meses do governo, o evento logrou êxito. Porém, neste ano, o sucesso foi ainda maior, pois foi obtida a adesão do governo estadual. “O governador Sérgio Cabral, acionado pelo prefeito Heródoto, entendeu a importância do festival não só para a economia da cidade, mas de toda a região, e determinou que a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer prestasse apoio”. Para Braulio, esse apoio foi o grande divisor de águas não só deste ano, mas de toda a realização do Festival de Inverno, que passou a fazer parte do calendário estadual. Outro apoio igualmente importante foi da Ponte Rio-Niterói, que anunciou o evento em seus paineis eletrônicos. A mídia da capital também anunciou o festival. A soma desses esforços resultou numa grande afluência de público aos espetáculos, gerando também uma grande movimentação financeira na cidade. Os hotéis estiveram com cem por cento de lotação em grande parte do mês de julho, os restaurantes e o comércio tiveram um movimento enorme e toda a cadeia produtiva movimentada nesses dias.
A PERENIDADE DO FESTIVAL – Segundo Braulio, com todo o apoio recebido neste ano, a ideia é fazer com que o Festival de Inverno, daqui para frente, seja um festival institucional da cidade, que se mantenha e cresça cada vez mais, sem morrer jamais. O apoio do governo estadual, conforme frisa Braulio, mostrou que é possível fazer do festival um produto da cidade. “Não é o festival do Heródoto, do Braulio, do Roosevelt, é o festival da cidade de Nova Friburgo. Amanhã o Heródoto, o Braulio, o Roosevelt não estarão mais na Prefeitura, e com os que tiverem o festival vai continuar acontecendo automaticamente, porque a infraestrutura está montada”.
O secretário acentua que este ano foram criadas condições para que o Festival de Inverno de Nova Friburgo aconteça independentemente de quem esteja no governo, o que é mais importante para a cidade. “Na hora que eu sair daqui, estarei na minha loja torcendo para que a cidade continue com seu movimento turístico, gerando renda, movimentando cada vez mais sua economia”, observa.
Os parceiros foram destacados por Braulio para a conquista da institucionalização do Festival de Inverno e sua consequente inclusão num calendário permanente de Nova Friburgo. “O festival tem que continuar independente de quem esteja no governo. O apoio dos parceiros foi importante, serão parceiros daqui para a frente sempre, e o festival tem que ser de toda a cidade”, finalizou.
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