Sérgio Reis na defesa do direito autoral
O cantor Sérgio Reis mostra sua preocupação com a cultura nacional em duas batalhas importantes: a luta pela aprovação da PEC da Música (cortar os impostos dos CDs e DVDs) e a campanha Vozes em defesa do direito autoral, promovida pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em parceria com as associações de música que o integram. “Vamos respeitar o verdadeiro dono da música. Respeite o Ecad e respeite os nossos compositores e a nossa cultura”, afirma o artista.
Cantoras negras brasileiras no livro Solistas Dissonantes
Intérpretes negras que ganharam reconhecimento na música nacional fora do universo do samba são o tema principal de Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras, livro de Ricardo Santhiago, já nas lojas. Com 296 páginas, saiu pela editora Letra e Voz, com apoio da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo. Jornalista e historiador, Ricardo Santhiago conta a trajetória de treze cantoras de MPB, Jazz e outros gêneros diferentes do samba. São elas: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta. Fotos extraídas dos arquivos pessoais das artistas e o prefácio assinado pela cantora Cida Moreira dão um charme especial ao trabalho.
Lançamento da biografia do Erasmo Carlos
A esperada biografia Minha fama de mau traz as divertidas memórias de um dos maiores nomes da Jovem Guarda em 360 páginas. Destaque para as muitas histórias do artista ao lado de figuras polêmicas, como o cantor Tim Maia e o produtor e empresário Carlos Imperial. A amizade e a parceria musical com o rei Roberto Carlos, a infância humilde, a escolha do nome artístico (o cantor não tem Carlos em seu nome verdadeiro) e o sucesso explosivo na época da Jovem Guarda são alguns dos temas abordados com leveza e descontração pelo Tremendão.
Reeditado disco lançado há 40 anos por Baden Powell
Lançado originalmente pela gravadora Elenco, em 1966, o LP Baden Powell - Ao Vivo no Teatro Santa Rosa foi gravado durante uma apresentação do violinista no teatro de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Oscar Castro Neves (piano), Carlinhos (contrabaixo) e Victor Manga (bateria) acompanharam o músico no palco. Mais de 40 anos depois, a gravadora Biscoito Fino reedita o álbum, fazendo a alegria dos fãs de Powell com temas, como O Astronauta (Vinícius de Moraes), Samba de Uma Nota Só (Tom Jobim/Newton Mendonça), Berimbau (Vinícius de Moraes) e Lamento (Pixinguinha/Vinícius de Moraes). O relançamento em CD vem com a capa original do vinil.
Turnê americana dos Mutantes é sucesso de crítica e público
Divulgando seu primeiro CD de inéditas em 35 anos, Haih or Amortecedor (lançado pela gravadora Anti-Records, com distribuição na América do Norte, Europa e Ásia), a banda brasileira está lotando diversas casas noturnas nos Estados Unidos. O espetáculo e o novo álbum foram elogiados em matérias de jornais e revistas como The New York Times, USA Today, Rolling Stones e Seattle Weekly, entre muitas outras publicações.
A turnê somou 30 shows e 27 mil quilômetros rodados nos EUA e Canadá. Los Angeles, Chicago, Detroit, New York, Boston, Washington, Pittsburgh, Philadelphia, Atlanta, Toronto, Montreal e Vancouver foram algumas das cidades que receberam o novo show do grupo brasileiro, atualmente formado por Sérgio Dias (único integrante da formação original), Dinho Leme (baterista e integrante desde 1968), Henrique Peters (teclados), Vitor Trida (guitarra, violão, flauta e clarinete), Vinícius Junqueira (baixo), Fabio Recco (teclado e vocal) e Bia Mendes (vocal).
Deixe o seu comentário