Cultura falou mais alto em Lumiar com Oficina-Escola As Mãos de Luz

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cantoria de Reis, Carnaval Limpeza, Fiando com festas nas escolas, oficinas de circo e de capoeira, exposições, coral, festa do folclore e muitas outras atividades marcaram 2009 em Lumiar, através da Oficina-Escola As Mãos de Luz. Para isso, Maria Calara, Maria Cristina, Cláudia, Luiza, Roberto, Márcio, Marcelo, Zezé e Duda contaram com o apoio da comunidade e esperam continuar com este mesmo apoio em 2010.

O ano de 2009 foi brindado na praça de Lumiar com a Cantoria de Reis, incluindo o grupo Céu na Terra, do Rio de Janeiro, e o pessoal do Vale de Luz, de Nova Friburgo, num ritual emocionante, de muita alegria, beleza e devoção, junto ao presépio da Escolinha Arco-Íris. No mês de fevereiro o já tradicional Carnaval Limpeza acabou por se transformar na oficina de ritmos com a Luhli e um improvisado baile do aqui e agora, com Marcelo Bernardes, considerado bastante instrutivo e divertido. Durante o ano letivo a parceria entre a Oficina-Escola As Mãos de Luz – através de Cláudia e seu evento Fiando com festas nas escolas –, o Cineclube Lumiar – através de Pedro – e o Colégio Estadual Carlos Maria Marchon – através do professor Pablo – realizou um projeto de exibições cinematográficas e debates nas turmas do ensino médio. De março a agosto foi realizada a Oficina de Circo, ministrada pelo professor Denis Duda e, durante dois meses, a Oficina de Capoeira, com Ana Mazzei.

Durante o ano Luiza coordenou o projeto Tesouros da Terra: nossa gente, nossas ervas e nossas danças, promovendo encontros de erveiros e rezadeiros da região e iniciando uma parceria com a Rede Fitovida. Este projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura (Minc), através do Ponto de Cultura local. No mês de abril foi realizada a Exposição Índio Vivo, um trabalho de complementação e enriquecimento do ensino escolar através do aprofundamento e contato com a diversidade de nossas raízes culturais, criando um ambiente lúdico e artístico. Essa exposição teve forte impacto sonoro e visual, além de interativa, proporcionando que aproximadamente 300 alunos das escolas públicas da região pudessem apreciar e manipular artefatos e adornos, participar de danças, canto e pinturas; ouviram histórias, tocaram instrumentos musicais e degustaram alimentos característicos.

O mês de maio foi marcado pelo início das atividades do Coral Irmãos da Lua, com Luhli, e em julho foi realizada a festa julina de Lumiar com a brincadeira do boi, contando uma das histórias de origem do boi-bumbá, coma as presenças do Seu Gomes, Luís Sil, Henrique, Iara, Roni, Francisco e Leozinho. A XII Festa do Folclore foi realizada em agosto, com exposições e atividades com ervas e mudas da região, brincadeiras populares, apresentação do Circo de Luz, contação de história, dança do boi, xote de roda, caçada (causos acompanhados por sanfonas), oficina de quadro de pano, estreia do coral Irmãos da Lua e a apresentação do grupo Reconca Rio.

FOGO, ALEGRIA E CANTORIA - Um sinistro em setembro: num incêndio provocado por duas crianças vizinhas, a Oficina-Escola As Mãos de Luz perdeu a cozinha e seus utensílios. Porém, as boas notícias continuaram. Em outubro Maria Clara iniciou as aulas de trabalhos manuais, contando com apoio de Adélia. Em novembro foram festejadas as raízes negras, com exibições de filmes, numa parceria com o Cineclube Lumiar, além de contação de história para aproximadamente 400 crianças das escolas municipal e estadual de Lumiar. E, chegando o Natal, no primeiro domingo do advento foi realizado o Ritual de Alegria, com ensaio de cantoria, elaboração de cartões de Natal e lançamento do livro No País da Esperança, de Maria Cristina. A cantoria mesmo foi realizada no dia 20, pela manhã, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar, com o Coral Irmãos da Lua, que contou com grande participação popular.

A Oficina As Mãos de Luz fechou o ano com agradecimentos pelo apoio e carinho recebidos. Foi avisado que a entidade não mais recebe o financimento da Fundação Casey e, por isso, conta neste momento apenas com As Mãos de Luz dos amigos da oficina-escola para aumentar a rede de amigos colaboradores. Para ajudar as campanhas e atividades da Oficina-Escola As Mãos de Luz basta acessar o site www.asmaos deluz.com.br e obter dados sobre como, por exemplo, efetuar depósitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade