Cultura - 21 de maio.

sexta-feira, 21 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Regina Lo Bianco participa sábado de

bate-papo sobre seu livro Nova Friburgo Brasil

Flávia Namen

fotógrafa Regina Lo Bianco é a convidada especial do encontro que será realizado neste sábado, 22, pela Casa Suíça e a Arabesco Livraria e Papelaria. O evento acontece a partir das 16h30 e consistirá num bate-papo sobre o livro Nova Friburgo Brasil, que reúne fotos de Regina e foi publicado em 2008 pela editora suíça La Sarine. Toda comunidade está convidada a participar do evento, promovido em homenagem ao aniversário da cidade, que completou 192 anos de fundação no último dia 16.

Fotógrafa conhecida pelo trabalho artístico e registros históricos e arquitetônicos da cidade, Regina vai conversar sobre sua pesquisa fotográfica e também sobre seu acervo de imagens, que ultrapassa os cartões-postais de Nova Friburgo. Com muita sensibilidade e talento, desde 1995 Regina vem documentando aspectos importantes do município através de suas lentes. Ela possui hoje um dos mais valiosos acervos fotográficos de Nova Friburgo, com ênfase na ecologia e meio ambiente, arquitetura, artes, cultura e costumes. Além de revelar o belo, seu trabalho retrata de forma consistente a evolução da cidade nos últimos 15 anos e seus efeitos sobre o projeto urbanístico e paisagístico local.

Vale a pena participar do bate-papo com a fotógrafa friburguense, cujo trabalho objetiva divulgar a imagem da cidade, revelar os problemas existentes e alertar sobre a importância de preservar sua memória. A livraria fica na Avenida Alberto Braune 87, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-8680.

Autora de bestseller lança livro na cidade

A autora do bestseller O segredo do anel, Maria Inez do Espírito Santo, estará em Nova Friburgo no dia 29 lançando seu novo livro, Vasos sagrados - Mitos indígenas brasileiros e o encontro com o feminino (Editora Rocco). O lançamento será às 16h, na Livraria Arabesco (Avenida Alberto Braune 87, Centro).

Num primeiro momento, a obra parece ser uma reunião de contos do imaginário indígena, mas é muito mais do que isso. São relatos transmitidos de geração em geração de índios, entre eles, a origem do fogo e o surgimento de costumes novos na vida de uma taba que colocaram a mulher em uma situação diferente, entre outros. O mais interessante é que Maria Inez relaciona com o cotidiano de qualquer pessoa.

As histórias não são simples histórias, trazendo em si uma enorme diversidade de conexões e possibilidades de interpretação. Estão divididas em quatro grandes capítulos, compostos de diversas narrativas curtas. Cada parte do livro começa com um mito indígena, para logo em seguida ser esmiuçado em forma de comentários, análises e reflexões. O trabalho de Maria Inez está obtendo sucesso em todos os lugares.

Conjunto de Música Antiga da UFF

vai celebrar o aniversário da cidade

Em comemoração ao aniversário de 192 anos de Nova Friburgo, a Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentará no próximo dia 27, às 20h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, o Conjunto de Música Antiga. Serão interpretadas diversas canções e temas dos manuscritos intitulados Carmina Burana, coleção de poemas e cânticos dos séculos XII e XIII, que são atribuídos aos goliardos, clérigos itinerantes, cultos e marginais da Idade Média. Em 1937 o compositor Carl Orff pôs em cena esta cantata, baseada em algumas dessas obras.

Segundo os organizadores, um dos principais objetivos da iniciativa é estreitar as relações da UFF com a população friburguense. Além disso, há interesse de desenvolver mais ações por meio de parcerias com instituições privadas e públicas, como, por exemplo, a Secretaria de Cultura, criando e executando diversos projetos que proporcionem lazer e entretenimento aos cidadãos de Nova Friburgo e região.

Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 2528-7168 e 9962-7717 ou através dos e-mails fabricia@vm.uff.br e beatriz@vm.uff.br. Entrada franca. LIVRE (MENORES DE 18 ANOS DEVEM ESTAR ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS)

Sérgio Bernardo fatura mais um

prêmio literário, agora no Espírito Santo

O poeta friburguense Sérgio Bernardo já conta com mais um prêmio em sua vasta coleção. Ele foi um dos dez ganhadores do prêmio Ufes de Literatura – categoria poesia – oferecido recentemente pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória-ES. Além da premiação, os dez poemas de Bernardo enviados ao concurso serão incluídos ainda este mês numa coletânea dos vencedores que será lançada pela editora da universidade, a Edufes. Cada poeta vencedor terá ainda uma cota de 30 exemplares do livro, além de mais R$ 500 em livros editados pela Edufes.

“Prêmios como esse são um ótimo instrumento de divulgação, pois os livros editados poderão ser distribuídos em diversos estados. Só a primeira edição terá tiragem de mil exemplares”, observa Sérgio Bernardo que por diversos anos foi revisor de textos de A VOZ DA SERRA. O prêmio capixaba será somado a outros dois que Bernardo faturou esse ano: o terceiro lugar no concurso Cidade Poesia, promovido pela Associação de Escritores de Bragança Paulista-SP e a participação recente na 12ª Coletânea da Biblioteca Popular de Afogados-PE, promovido pela Fundação Cultural do Recife.

No concurso da Universidade do Espírito Santo, além de Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, foram premiados na categoria poesia outros quatro poetas capixabas, dois paulistas, um catarinense, um paranaense e outro fluminense, o escritor, poeta e violinista Márcio André. Já na categoria contos foram premiados seis escritores do Espírito Santo, três de Minas Gerais e um do Ceará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade