Cuidandos dos bichinhos - 25 de abril

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 24 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

American Pit Bull Terrier

O Pit Bull terrier tem sua historia ligada ao combate em rinhas entre cães e touros, "esporte" muito apreciado na Inglaterra do século 18. A raça é o resultado do cruzamento entre os antigos Buldogues e Terriers. Durante a guerra, europeus imigraram para os Estados Unidos levando consigo seus cães de combate e lá passaram a selecioná-los até chegar ao tipo atual do American Pit Bull Terrier.

No Brasil, estes cães chegaram há pouco mais de 15 anos. Ganhou fama de cão assassino, dividiu a opinião pública e houve até quem quisesse banir a criação da raça em alguns estados. Mas , aos poucos, ele foi garantindo espaço nos lares brasileiros e revelando suas múltiplas qualidades. Esportes caninos para a raça foram organizados, novos criadores surgiram e hoje o Pit Bull está entre as dez raças mais registradas anualmente na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

O American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier são o mesmo cão. As restrições quanto ao comportamento e a rigidez do padrão, exigidos no American Staffordshire Terrier, é o que basicamente difere as duas raças. O Staffordshire é o resultado obtido por criadores mais interessados em aperfeiçoar a estrutura física e obter maior controle de comportamento. No Pit Bull, a beleza ou a perfeição estrutural é bem menos importante. Seu porte físico é que conta.

Embora este cão receba estranhos com desconfiança e agrida outros cães com ferocidade, pode se tornar animal de estimação devotado se tratado com atenção e exercícios físicos. São dóceis, resistentes e muito dedicados ao dono

Portanto o mais importante ao adquirir um cão dessa raça é tratá-lo com muito amor e respeito porque não existe cachorro mau, o que existe é o cão maltratado e desrespeitado, e que com isso, se torna um cão feroz, pois no seu intimo não foram compreendidos e amados. E de forma alguma devem ser estimulados a praticar lutas com outros cães da sua raça para não estimulá-los a serem bravos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade