Cuidando dos Bichinhos - Toxoplasmose: abrir mão da companhia do gato garante proteção?

por Flavia Oliveira Herdy//Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 01 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Toxoplasmose é uma zoonose parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, responsável por causar lesões clínicas polissistêmicas. Este parasita possui distribuição em todas as áreas do mundo onde há gatos, pois estes são hospedeiros definitivos do parasita, isto é, são os únicos que completam a fase sexuada do parasita, a qual leva à excreção de oocistos nas fezes. Os hospedeiros intermediários, que podem ser a maioria das aves, anfíbios, peixes, répteis e mamíferos (incluindo os seres humanos), se infectam pela ingestão de oocistos esporulados oriundos das fezes dos gatos infectados, fechando, assim, o ciclo evolutivo parasitário.

O modo mais comum de transmissão da toxoplasmose é a ingestão de alimentos contaminados, principalmente carnes cruas e mal cozidas. Existem outras formas de transmissão, que é por meio de insetos (principalmente a barata), através da placenta durante a gravidez, consumo de leite in natura (cabra e vaca), ingestão de frutas e legumes contaminados, ingestão de água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, manipulação de areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

A possibilidade de contaminação dos proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato e tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou arranhões do gato também não transmitem toxoplasmose. Para que o dono do gato se contaminasse seria necessário que o gato estivesse infectado pelo Toxoplasma gondii no período de eliminação de oocistos, e que o proprietário manipulasse as fezes secas do animal, pois as fezes úmidas não transmitem a doença a não ser que sejam ingeridas... O que é altamente improvável que aconteça!

Os sinais e sintomas clínicos da toxoplasmose podem ocorrer em hospedeiros intermediários, inclusive os gatos, durante a fase aguda da infecção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade