O Tosa é uma raça japonesa que foi originalmente utilizada para briga, sendo atualmente usada para cão de guarda. É considerado um cão raro, graças as lutas nas quais eram submetidos tempos atrás. Também é chamada de Tosa Inu, Tosa Japonês e de Mastiff Japonês. A raça começou com um cão japonês chamado Shikoku-Inu. Depois esses cães foram cruzados com cães ocidentais, como o Bulldog em 1872, Mastiff em 1874, São Bernardo e Braco Alemão de Pêlo Curto (Kurzhaar) em 1876, Dogue Alemão em 1924, e o Bull Terrier.
O Tosa varia consideravelmente no tamanho, sendo que as raças japonesas tendem a pesar menos da metade das raças fora do país. A raça japonesa geralmente pesa entre 30 a 40 kg, e os criadores da raça fora do país focalizaram em cães de peso superior, de 89.5 à 90.5 kg. O pelo é curto,duro e denso. As cores podem ser vermelha, fulvo, abricó, preta e tigrada. Ligeiras marcas brancas no peito e nas patas são permitidas.
Tendo suas origens em cães de luta, o Tosa Inu não é um cão para o dono novato. Ele é uma das maiores raças e pode ser extremamente difícil para controlar exceto para os mais fortes de corpo e força de vontade. Não fosse a ânsia do mercado norte-americano por novidades, talvez os Tosas (pronuncia-se tôssás) já estivessem correndo o risco de extinção. No Japão, onde surgiram e foram desenvolvidos como cães de luta, o número de exemplares registrados nos últimos anos no Japan Kennel Club é menor do que a quantidade de filhotes nascidos numa ninhada. Nos Estados Unidos, ao contrário, a raça vive atualmente seu momento de maior expansão.
Na Espanha está considerada como uma raça potencialmente perigosa de cães por Real Decreto, pelo que para sua posse se deve obter a Licença para tenencia de cães potencialmente perigosos e registar no Registro Municipal de Animais Potencialmente Perigosos correspondente. Uma das coisas que se exige para obter esta licença é possuir um seguro de responsabilidade civil a terceiros.
Deixe o seu comentário