Munchkin é uma raça de gatos conhecida como Dachshund felino, pois suas pernas têm um terço do tamanho de uma perna normal de gato, muito semelhante com a raça de cachorro que possui as mesmas peculiaridades (pernas curtas e costas compridas). O termo munchkin, em inglês, significa pessoa muito pequena ou criança.
Essa raça é tida como nova, apesar de gatos com patas curtas terem sido vistos desde as décadas de 30 na Inglaterra e de 50 na antiga União Soviética. Porém, apenas recentemente, no início da década de 80, em Louisiana, nos Estados Unidos, que os Munchkin começaram a ser observados com maior atenção.
A raça ainda é considerada um acaso da natureza, sem saber exatamente a sua real origem. Conta-se a história que nos Estados Unidos uma pessoa vendo que duas gatas estavam sendo perseguidas por um Pitt Bull, levou-as para casa e cuidou delas. Percebeu que, além de estarem grávidas, as duas apresentavam pernas muito curtas, bem diferente de outros animais, e que metade de seus filhotes depois de nascidos também apresentavam pernas curtas.
São dóceis, sociáveis e amáveis, sendo encontrados em diversas variedades de cores. Apresentam porte médio e são animais bem mais leves que os de outras raças. Pesam em média de dois a quatro quilos.
São ativos como outros gatos, mas não pulam tão alto devido à pequena altura das pernas. O físico pode ser tanto de pêlo longo quanto curto, e a pelagem pode ser ainda de várias cores.
Quando esse animal tenta ver ou pegar alguma coisa que está fora de seu alcance, é comum vê-lo sentado nas patas traseiras e deixando as dianteiras levantadas, da mesma forma como faz um coelho, hamster e o canguru.
Ele é bastante indicado para a vida em apartamento. Alguns criadores apontam que as pernas curtas dificultam o animal em pular de janelas e sacadas, fazendo com que ele possa ser criado com maior segurança.
Deixe o seu comentário