Uma das raças norte-americanas mais antigas, o Maine Coon é também um dos maiores gatos domésticos, com uma aparência impressionante.
A origem do Maine Coon pode ser o resultado de repetidos cruzamentos entre gatos nativos americanos e gatos asiáticos de pêlos longos trazidos pelos navegadores. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar climas rigorosos.
A maior característica do Maine Coon, carinhosamente conhecido como Coonie, é seu porte gigante aliado a uma docilidade extrema. Também é conhecido como o gigante gentil. Geralmente os machos não castrados pesam entre 7 e 12 quilos e as fêmeas entre 5 e 7,5 quilos.
A pessoa que tiver a grata satisfação de possuir um exemplar nunca se sentirá sozinha, pois este gato adora interagir com o dono da casa seguindo-o por todos os cantos. Também convive pacificamente com crianças, outros gatos, cães e outros animais.
Quando o assunto é inteligência, dizem que essa raça possui um quê de cachorro por sua facilidade de aprender comandos e rotinas.
É uma raça majestosa e bastante rústica, apresenta uma pelagem exuberante, não necessitando de muita manutenção, pois seu pêlo semilongo é mais fácil de ser cuidado que o de outras raças. A exuberância da sua pelagem assim como da sua constituição física só é atingida aos quatro anos de idade. Apresenta diversas cores e combinações, como o chocolate, o lilás e o tipo siamês.
Muitos acreditam que por causa de sua origem humilde, dorme nas posições mais estranhas possíveis – muitas vezes é visto encaracolado em um canto qualquer.
Outra notável característica é o som que emite, semelhante a um gorjeio ou ao canto de um grilo.
Deixe o seu comentário