Cuidando dos Bichinhos: Labrador Retriever (1)

Por Flavia de Oliveira herdy /// Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 13 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Cuidando dos Bichinhos: Labrador Retriever (1)
Cuidando dos Bichinhos: Labrador Retriever (1)

Labrador tem sua origem na Terra Nova, uma região fria, inóspita e desabitada do Canadá, descoberta por John Cabot no século 15. Segundo relatos, alguns pescadores da região costumavam ser vistos sempre com um cão a bordo de suas embarcações, de pelagem curta e densa, e capaz de mergulhar nas gélidas águas para recolher o peixe que escapava das redes.

Esses cães foram levados para o Reino Unido e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca “macia” (que carrega objetos sem os danificar), a docilidade e a obediência. Com isso chegou-se ao Labrador.

No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.

Os labradores são cães inteligentes, obedientes, com forte desejo de servir. De natureza gentil, sem indício de agressividade ou indesejável timidez. Um bom Labrador está sempre querendo agradar a seu dono, tornando fácil o treinamento para obediência, possui um ótimo faro e um corpo atlético. É um cachorro bem-humorado, amável, leal e totalmente confiável com crianças.

Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida urbana sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. Outra observação: é uma raça que necessita de muita atenção de seus donos, caso contrário pode se tornar um “destruidor” de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade