Quem não se lembra daquela cena do filme E.T. em que o menino e seu cão passeiam de bicicleta? Pois é, aquele cão peludo era um Golden Retriever.
O Golden Retriever é um cão corajoso e trabalhador – em inglês seu nome significa o dourado (golden) que recolhe (retriever).
As origens do Golden ainda são controvertidas, porém, a raça deve muito aos esforços de Sir Dudley Majoribanks, mais conhecido como Lorde Tweedmouth, um criador escocês, que no século 19 buscava um cão de porte médio, excelente faro, habilidade para buscar a caça tanto na terra como na água (fato que explica a razão de estarem sempre prontos para nadar em qualquer estação climática), inteligente, obediente, fácil de treinar e calmo. Para conseguir esse resultado, várias raças foram cruzadas, entre elas o Flat-Coat, o Tweed Water Spaniel (raça já extinta), Labrador, Setter Irlandês e Bloodhound.
Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções.
Excelente para atividades físicas, como o Agility, e é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter excelente olfato, é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Muito observador, possui grande facilidade de se entender o que se quer dele, auxiliando até em terapia de doentes físicos e mentais.
Adapta-se bem a qualquer espaço, inclusive apartamentos. É muito dócil com as crianças e com os seus donos. Bastante mimado, não suporta a solidão durante muito tempo, se não habituado desde pequeno. Adora comer, por isso, convém ter cuidado para o cão não ficar obeso. Não apresenta quaisquer sinais de agressividade e tolera muito bem outros animais.
Suas características físicas baseiam-se em olhos escuros e corpo equilibrado, pelagem lisa ou ondulada, com franjas. O subpelo é espesso e resistente à água. As cores aceitas são qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho. Alguma presença de pêlos brancos no peito é permitida.
Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é, assim, um companheiro fascinante.
Deixe o seu comentário