Quem tem gato em casa sabe que o bichano zela rigorosamente pela higiene, usando a própria língua para dar aquele trato na pelagem. Só que é quase inevitável acaba engolindo um pelo ou outro até que... Pronto, às vezes vomita um verdadeiro novelo peludo e quase mata de susto os desavisados. Isso é comum, especialmente em raças de pelos longos, como angorá e persa. A questão é descobrir se o vômito foi mesmo para eliminar os pelos engolidos ou se indica outros problemas; o dono deve ficar atento a sinais como falta de apetite, dificuldade para defecar e mudanças bruscas de comportamento. Deve-se olhar se o gato vomitou só pelos ou se botou para fora a comida ou outros corpos estranhos. Aí, sim, é caso de levar o animal para uma boa consulta. Ela também é necessária se ele começar a vomitar com muita frequência; diariamente, por exemplo. Não há lambida na pelagem que justifique isso.
Os aglomerados de pelo e os parasitas cutâneos (pulgas) estimulam o gato a se lamber e aumentam o risco de formação de bolas de pelo. Os gatos que não têm acesso ao exterior são os mais atingidos, pois eles não comem grama. A ingestão espontânea de grama/ervas é um meio de estimular a eliminação das bolas de pelo. Em gatos idosos, cujo trânsito digestivo é ligeiramente menor, o risco de constipação é maior. Uma escovação regular (diária para os Persas) é indispensável para eliminar os pelos mortos e limitar sua ingestão pelos gatos.
A ingestão desses pelos pode causar gastrite crônica e obstrução do intestino. Os primeiros sinais são apatia, perda de apetite e vômitos. Nesse caso, para provocar o vômito que expulsa por completo os pelos, passe um pouco de óleo mineral na pata, para o gato lamber, ou sirva um pouco de óleo de oliva, com colher. Os pelos serão expelidos pela boca, na forma de “charuto”. Se essas providências não forem tomadas, o gato vomitará mesmo assim, mas parcialmente, podendo ficar com o intestino preso devido aos pelos restantes, ou ainda úlcera perfurada e até câncer.
Dietas especialmente formuladas para o controle de bolas de pelo também estão comercialmente disponíveis, bem como produtos exclusivamente fabricados para lidar com esse problema.
Deixe o seu comentário