Por mais simples que a pergunta possa parecer, a resposta é complexa e quase impossível de ser dada. A maioria das pessoas sabe o que é inteligência, mas pouquíssimas conseguem defini-la. De maneira geral, a inteligência está relacionada a algumas capacidades cerebrais (cognitivas) como memória, capacidade e velocidade de processamento (respostas), insight, capacidade de observar e relacionar, de aprender e de reter o aprendizado.
Os gatos demonstram todas essas capacidades. São, portanto, inteligentes. Mas, como ocorrem com outros animais, alguns gatos são muito mais inteligentes que outros. A inteligência do seu gato vai depender da genética e da criação dele.
Gatos filhos de pais inteligentes tendem a ser mais inteligentes, assim como acontece com gatos que foram corretamente alimentados e bastante estimulados, principalmente quando filhotes e na juventude.
É muito comum proprietários de cães e de gatos tentarem argumentar a favor da inteligência do animal predileto deles.
Os gatos possuem algumas particularidades que os tornam animais aparentemente mais inteligentes. Eles são mais independentes, caçadores solitários, grandes observadores. Têm excelente noção espacial, além de uma ótima memória. Possuem o dom de manipular seus donos. Proprietários que convivem intensamente com gatos percebem necessidades de seus felinos com bastante facilidade, a ponto de conseguir interpretar miados diferentes e associá-los a diferentes pedidos.
Deixe o seu comentário