O Dogo Argentino é um cão de guarda originado da região de Córdoba. Foi reconhecido oficialmente pela Federação Cinófila Argentina em 1965, embora o padrão racial tenha sido estabelecido em 1928. Atualmente é a única raça reconhecida de cães com origem da Argentina.
Muitos cruzamentos foram realizados até chegar à conformação atual do Dogo Argentino. Buscavam um cão que fosse invencível nas rinhas e insuperável na caça de javalis e pumas. Selecionaram dez raças, sendo o “cão base” o Viejo Perro de Pelea Cordobés, raça hoje extinta mas que na época era muita popular nas brigas entre cães.
Atualmente o Dogo Argentino desempenha outras funções além da caça, como guarda, guia de cegos e busca e salvamento, além de ser muito utilizado como cão de polícia em países como Argentina, México, Estados Unidos, Holanda e Israel.
É um cão valente e corajoso, mas extremamente equilibrado, sendo aclamado por criadores e proprietários como um cão não feroz. Dedicado e sempre interessado em todas as atividades da família, é sensível e inteligente o bastante para reconhecer as pessoas que não fazem parte do círculo familiar, e ainda assim permitir que elas possam integrar e participar da vida dos seus donos, sendo extremamente tolerante com crianças.
De coloração inteiramente branca, sendo permitida até uma mancha preta em volta dos olhos que não cubra mais de 10% de toda a cabeça, espanta pela rusticidade e porte de poderio.
Deixe o seu comentário