Arranhar faz parte do comportamento dos gatos, um hábito herdado de seus ancestrais selvagens. Uma atitude que muitas vezes é mal-interpretada como um problema e leva ao abandono ou até mesmo à eutanásia de muitos gatinhos.
O ato de arranhar é uma atividade felina altamente saudável e faz parte da essência de qualquer gato. Da mesma maneira que o gato se lambe todo, no intuito de se higienizar (o tão conhecido “banho de gato”), ele também precisa arranhar para que suas unhas sejam aparadas.
Há dois motivos principais para os gatos arranharem. O primeiro motivo é a de se defender, o segundo é a remoção das capas velhas de unhas. As unhas dos felinos nunca param de crescer. Ao crescerem, as unhas formam uma espécie de bainha escameada, películas. Essas películas os incomodam, portanto, ocorre a necessidade natural de arranhar. Dessa maneira, os felinos aliviam a sua irritação.
Eles também se alongam durante essa atividade, desenvolvendo e exercitando a musculatura. Acredita-se que os felinos deixam sua marca nos locais que arranham, visualmente e por meio de glândulas que liberam um odor único para cada gato e se torna a sua marca registrada.
Considerando, então, que o seu gato precisa e vai arranhar alguma coisa, é muito conveniente ensiná-lo, ou melhor, educá-lo a arranhar alguns objetos específicos, facilmente encontrados em lojas para animais (Petshop), conhecidos como “Arranhadores Para Gatos”. Há uma infinidade de produtos à disposição, dos mais variados tipos e dos mais variados preços.
Deixe o seu comentário