Cuidando dos bichinhos - A escolha de um cão

sexta-feira, 02 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Decidir viver com um cão em sua casa não é uma decisão a ser tomada de forma trivial. Um cão vive em média de 10 a 15 anos. Não é apenas uma questão de escolher o cão certo, mas também de aprender como viver com ele.

A entrada de um cão na sua casa vai certamente alterar o ritmo e o tipo de vida das pessoas que nela habitam. As patas sujas pela casa, os vasos partidos, a baba no chão e o pelo por todo o lado serão algumas das novidades que terá que enfrentar.

Existem alguns aspectos objetivos que devem ser analisados antes da aquisição de um cãozinho. São eles:

RAÇA: a atração que você sente por uma determinada raça é instintiva. De qualquer maneira antes de ter um cão você deve pensar no peso e no tamanho que ele alcançará quando adulto. Além disso, ele deve se enquadrar no seu estilo de vida (tempo, espaço físico, orçamento familiar...). Cada raça possui suas características comportamentais. Se você tem uma família com criança, deve optar por raças como Poodle, Labrador ou Pirineus da Montanha. Se você pratica esportes ao ar livre, se dará bem com Pastor Alemão, Fox Terrier, Dachshund, Border Collie, Boxer ou Husky Siberiano. Se você adora a vida em interiores o Shar Pei, Golden Retriever, Pug ou Yorkshire são os mais indicados.

SEXO: as fêmeas são normalmente mais calmas e quietas, porém ficam no cio duas vezes ao ano. Os machos podem ser mais agressivos e propensos a fugir.

IDADE: a idade ideal para se adquirir um filhote é entre 8 e 10 semanas. É importante que eles tenham tido tempo suficiente para ficar com suas mães e que tenham sido corretamente desmamados.

ONDE ADQUIRIR: se você quiser um cão de raça pura, você deve procurar canis de confiança, que criem tal raça há algum tempo, ou consultar um médico veterinário que possa te indicar criadores que tenham filhotes disponíveis. Mas se você não se importa com a raça do animal, existem diversos abrigos, lotados de cães abandonados que aguardam um lar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade