Cuidando dos bichinhos - 9 de janeiro

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 08 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, também conhecido como Chinese Crested, é uma raça de cão conhecida pela sua aparência fora do comum. Dois tipos podem nascer da mesma ninhada: o pelado (hairless) e o pompom (powderpuff).

A origem da raça é pouco conhecida, mas alguns especialistas acreditam que esse cão tenha sido desenvolvido a partir do Cão Pelado Africano. Eram utilizados pelos chineses em navios para acabar com os roedores que se encontravam a bordo, e cães acabavam sendo comercializados nas cidades portuárias.

Surpreendentemente, uns têm apenas pelos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso (hairless), enquanto que os outros são totalmente cobertos e têm aparência diferente entre si (pompom).

Os cães de crista chineses da variedade hairless possuem uma pele grossa e resistente, que cicatriza rapidamente. Além disto, esta variedade possui glândulas sudoríparas no corpo, o que permite que suem para aliviar o calor ao invés de ofegar, como os outros cães.

A raça é moderadamente ativa e bastante alegre, muito carinhosa e sensível, sendo um cão de companhia por excelência. Apesar de suas qualidades como companheiro, o relacionamento desta raça com crianças pequenas deve ser supervisionado, já que, por se tratar de uma raça de pequeno porte, brincadeiras infantis podem vir a machucá-lo. O Cão de Crista Chinês é uma raça para o interior das residências, ele aprecia o contato próximo com a família, teme a solidão e é sensível ao frio e à insolação (especialmente o hairless).

Esta raça é desconfiada com estranhos e pode latir para dar o alarme. É um cão de vontade forte, considerado teimoso (sua educação deve começar cedo e exigirá paciência do seu dono). É um bom cão de apartamentos, que precisa de passeios regulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade