BICHON MALTÊS
O maltês é uma das raças mais antigas do mundo. Devido a ser muito remota, existem muitas teorias contraditórias sobre sua origem. O nome maltês ou Bichon maltês com certeza vem da ilha de Malta, mas, embora tenha esse nome, é possível que os malteses tenham se originado na antiga cidade siciliana de Melita, na Itália.
Na antiguidade atribuíam-se propriedades sobrenaturais aos malteses. Acreditava-se que ter um destes cães por perto ajudava a curar doenças e prevenir o reumatismo, de modo que já foram muito populares luvas e cachecóis feitos com o pelo destes cães. Tais objetos eram portados como verdadeiros amuletos da sorte.
Estes cachorrinhos são amigos, leais e muito devotados aos seus donos. Nem sempre são um poço de simpatia com estranhos. Na verdade, a maioria é educadamente distante de pessoas que eles não conhecem. Apesar do seu tamanho reduzido e aparência frágil, os malteses têm uma grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas. São facilmente mantidos num apartamento e exigem pouca quantidade de exercícios. Mas não pense que ele vai ficar o dia todo deitado num sofá. A menos que o dono esteja por perto, o maltês adora ficar andando de um lado para o outro atrás das pessoas da casa. Como todo cachorro pequeno, eles latem demais, não toleram abuso de crianças e ficam agitados facilmente. Basta um toque na campainha e eles estão prontos para dar o alarme.
A maior parte dos problemas comportamentais destes pequenos são originados quando eles ainda são muito pequenos. Não é difícil para os donos mimarem em exagero estes cãezinhos. Depois de adultos fica difícil tirá-los da cama, dos sofás ou convencê-los a comerem suas rações.
O maltês é um cão pertencente ao grupo dos toys, sendo coberto da cabeça aos pés com uma manta de pelo longo, sedoso e branco. Malteses adultos têm entre 1,4 até 2,5 kg. O pelo é reto e sedoso. A cor é branca pura e, apesar de orelhas cor de creme ou cor de limão serem permitidas, não são muito desejáveis. Alguns indivíduos têm pelos encaracolados ou lanuginosos, mas esses não são os mais desejáveis. A média de vida está entre 13 e 15 anos.
São considerados altamente hipoalergênicos e pessoas que são alérgicas a cães não são alérgicas aos malteses. São necessários o banho e pentear regularmente para prevenir que seu pelo perca o brilho. Outro hábito que se deve ter desde cedo é o da escovação. Só uma escovação diária pode deixar o pelo do maltês lindo como o que normalmente aparece nas fotos.
Deixe o seu comentário