Cuidando dos bichinhos - 30 de maio

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
domingo, 31 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Teckel: baixinho, charmoso, ágil e esperto

Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas, que pertence ao grupo Dachshund. No Brasil é chamado popularmente de linguicinha ou salsicha, por causa do seu corpo longo. Alguns também o chamam de cofap, graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Um outro nome que também é conhecido é por basset, pois é confundido por leigos com o bassethound.

O nome da raça vem do alemão e significa, literalmente, cão texugo (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas, lebres e outros animais que habitam buracos.

Existem três tipos de dachshund: teckel de pelo curto, teckel de pelo longo e teckel de pelo duro. Cada uma destas três raças está dividida em três padrões: standard, anão e miniatura.

O padrão standard deve pesar abaixo de 9 kg, o anão abaixo de 4 kg e o miniatura abaixo de 3,5 kg. O teckel de pelo curto tem a pelagem densa e rente ao corpo; o teckel de pelo longo possui pelagem também ajustada ao corpo, mas é mais comprida, principalmente em algumas partes; e o teckel de pelo duro tem pelagem áspera, no mesmo comprimento pelo corpo todo.

Existem diferentes formas e cores para sua pelagem. Elas podem ser unicolor: vermelho, amarelo avermelhado ou amarelo (sendo preferível o vermelho), pequenas manchas brancas não o desqualificam, mas são altamente indesejáveis; bicolor: preto profundo ou marrom com marcas em castanho ou amarelas; arlequim (tigrado manchado): a cor básica é sempre escura, preto, vermelho e cinza.

A raça é conhecida pelos comuns problemas na coluna vertebral, especialmente dos discos intervertebrais, devido a sua coluna ser extremamente longa e sua caixa torácica relativamente curta. O risco de lesões pode ser piorado pela obesidade, que traz sobrecarga de peso para a coluna. Para prevenir danos, é recomendável que os dachshund sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. Está se tornando cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses problemas são grandemente hereditários, e criadores responsáveis estão trabalhando para eliminar esta característica da raça. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.

Inteligente, esperto e bastante brincalhão, o dachshund é também um excelente cão de vigia. Sempre atento ao menor sinal de aproximação de estranhos, late bastante. É um excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho. Convive de forma tranquila com outros animais e com outros cães, mas nada o faz fugir de uma briga caso seja provocado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade