Cuidando dos bichinhos - 28 de novembro

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

West Highland White Terrier : o IG

São raros os brasileiros que já viram um Westie. E, então, da noite para o dia, de ilustre desconhecido o West Highland white terrier tornou-se a imagem canina mais vista e comentada do Brasil. Era o portal e provedor gratuito da Internet, o IG, ancorada por um mascote de quatro patas.

No início da fundação da raça, por volta do século XV, o West Highland white terrier era apenas composto por cachorros brancos que nasciam nas ninhadas de outras raças. Reza a história que no século XIX, o Coronel Edward Malcolm, que vivia na sua residência apelidada de Poltalloch na região de Argyleshire (Inglaterra), acidentalmente disparou um tiro mortal contra o seu terrier favorito, que era de coloração escura. A partir desse momento, Malcolm decidiu utilizar apenas cães brancos, que eram facilmente identificados nas caçadas. Por se ter dedicado à raça, o West Highland white terrier passou a ser conhecido como poltalloch terrier.

Essa raça, que descende dos terriers de trabalho, tem bastante energia, tenacidade e agressividade para com suas presas que eram de origem as raposas menores, coelhos, esquilos e outros animais de pequeno porte. Sua história deu aos westies um temperamento destemido que leva muitos a dizer que é um “grande cão num corpo pequeno”. Estão sempre alertas e se consideram como cães de guarda, apesar de seu tamanho não se mostrar em nada intimidador. São grandes companheiros e se dão muito bem com outros animais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado ao apresentá-los a animais domésticos, como gatos por exemplo. São também ótimos com crianças.

Por causa de seu tamanho reduzido são excelentes cães de apartamento, necessitando apenas de uma longa caminhada diária, mas não se incomodam se vez por outra elas não forem possíveis. São também ótimos companheiros de viagem pois se adaptam facilmente a novas situações e a novas pessoas, e também por seu tamanho. Têm muita energia, mas se cansam facilmente e precisam de vários cochilos durante o dia. Como todos os outros cães, o westie responde melhor a amor e carinho do que à crueldade. Como em todos os terriers métodos rudes de adestramento esbarram em seu caráter obstinado e teimoso, mas métodos mais brandos e amigáveis surtem ótimo efeito

A pelagem totalmente branca do westie com contornos arredondados na cabeça traz à lembrança um bichinho de pelúcia, incluindo detalhes como o nariz e lábios negros, além dos olhos escuros. Os olhos são castanho-escuros, amendoados, de tamanho médio, olhar inteligente e curioso. O anel ao redor dos olhos é preto e a pele deve ser preferencialmente, bem pigmentada. As orelhas são pequenas e perfeitamente eretas, e jamais devem ser cortadas. O focinho é curto. O westie tem, em média, 28 cm, medidos na altura da cernelha. O peso geralmente fica entre os 7,5 kg. e 8,5 kg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade