MIIASES: BICHEIRAS
No verão a proliferação de insetos e outros bichos se torna mais intensa. Isto acontece porque, geralmente, as temperaturas mais altas e as chuvas facilitam a reprodução destes pequenos seres. Porém, alguns desses bichinhos podem se transformar em enormes transtornos tanto para as pessoas quanto para seus animais de estimação.
É o caso, por exemplo, das moscas, tanto as moscas domésticas – que são aquelas de coloração enegrecida – quanto as chamadas moscas varejeiras, que possuem seu corpo em tons azulados ou esverdeados. As duas espécies podem transmitir diversas doenças pelo simples contato com alimentos ou água de bebida.
Esses insetos também podem colocar ovos e larvas no corpo dos animais. Ao pousarem sobre uma ferida, as moscas depositam centenas de ovos que irão eclodir, transformando-se em inúmeras larvas que se alimentaram de tecido vivo. As larvas cavam verdadeiras galerias sob a pele, causando lesões e um incômodo muito grande ao animal. Essas lesões podem ser tão profundas, que conseguem atravessar a musculatura do animal, indo atingir órgãos internos.
Essas larvas provocam as lesões popularmente conhecidas como bicheiras ou bernes, onde uma ou mais larvas se instalam alimentando-se do tecido vivo e desenvolvendo-se com intensa rapidez. As moscas causadoras da bicheira são conhecidas como moscas varejeiras (Clochliomyia hominivorax).
As larvas das moscas podem se proliferar também em tecidos não lesados, como em dermatites exsudativas que mantenham o tecido sempre úmido, ou naqueles animais sem higiene, cujos pelos estejam sempre molhados por urina ou sujos de fezes.
Para evitar esse tipo de problema devemos estar sempre atentos às questões de higiene, tanto do ambiente quanto dos animais. Por isso, é preciso lavar constantemente quintais, casinhas e caminhas e banhar os cães quinzenalmente. E sempre que necessário os gatos também. Outro cuidado importante é estarmos sempre atentos a lesões e machucados no corpo do animal, os quais deverão ser adequadamente limpos e bem tratados.
Se as larvas de moscas já se instalaram, atenção! Nunca utilize medicamentos sem a orientação de um médico veterinário, pois, se as larvas morrerem ainda no organismo do animal, o tratamento poderá se tornar bem mais difícil e complicado. As larvas devem ser retiradas antes da aplicação de qualquer medicamento no local afetado – e isso deve ser feito de preferência pelo médico veterinário.
Deixe o seu comentário