Cuidando dos bichinhos - 27 de março.

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 26 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Scottish fold

Este gato rechonchudo e muito dócil tem uma característica bastante exótica: suas orelhas são dobradas em direção aos olhos. O Scottish Fold é a única raça felina que possui esta aparência tornando-se assim um gato interessante e gracioso. Em 1951, apareceu um filhote com orelhas dobradas numa ninhada que nasceu de uma gata de fazenda. Originários das cercanias de Coupar Angus, na Escócia, esses gatos tornaram-se desde então conhecidos como scottish folds (pregas escocesas). A gata original, chamada Susie, deu à luz um outro filhote branco, também de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer toda uma nova raça com as características orelhas dobradas. Começou com esse filhote, que foi chamado Snooks.

Os gatos desta raça podem ter as orelhas dobradas ou orelhas normais. Os animais que têm a orelha dobrada são portadores de um gene dominante incompleto, resultado de uma mutação genética espontânea. As crias nascem com as orelhas normais e só depois de três a quatro semanas é que elas adquirem a curvatura, ou não. Só os animais com as orelhas dobradas é que podem participar de competições, por isso e como nem todas as crias têm essa característica, às vezes é difícil para os criadores atender à procura de gatos desta raça.

É um animal muito dócil e a companhia ideal para pessoas de todas as idades. Geralmente convive muito bem com outros animais de estimação, incluindo cães. Adaptam-se à vida familiar de uma forma muito fácil. É um gato elegante, que dificilmente passa sem ser percebido, já que a sua aparência é totalmente fora do comum. Muitas pessoas apelidam o scottish fold de ‘ursinho de pelúcia’, ou ‘coruja’, justamente pelo formato incomum das suas orelhas.

No surgimento da raça, quando quase ninguém conhecia a raça e as suas origens, pensava-se que a forma da sua orelha poderia provocar infecções, ou mesmo que os animais poderiam ficar surdos. Felizmente, todas essas suspeitas acabaram por tornarem-se infundadas. A sobrevivência desta raça só foi possível graças ao cruzamento com gatos pêlo-curto americanos e pêlo-curto ingleses. Os scottish fold envelhecem de uma maneira muito suave, podendo viver até 19 anos, sendo que alguns gatos de exposição passaram mais de 10 anos como lideres de competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade