SPHYNX: O GATO MAIS EXÓTICO DO MUNDO
Sphynx, também conhecido como Esfinge, é uma raça de gatos completamente sem pelos. Não é o favorito de todos, mas sem dúvida é o que mais chama a atenção.
Acredita-se que essa raça tenha sido criada pelos astecas, entretanto, a raça atual foi desenvolvida no Canadá, no fim da década de 1960, a partir de um filhote mutante. Naturalmente de tempos a tempos, surgem gatos sem pelo nas ninhadas de progenitores com pelo.
A aparência exótica pela ausência de pelos e o corpo bem característico são os aspectos físicos mais valorizados do Sphynx. Quanto menos pelos, melhor. Os Sphynx de boa criação, em sua maioria, parecem desprovidos de pelos. Os demais têm apenas alguns pelos, principalmente nas extremidades – como orelhas, cauda, focinho e bolsa escrotal. Outro diferencial são as rugas. Na verdade, todo gato tem dobrinhas de pele no corpo. Só que não aparecem, pois estão encobertas pela pelagem. No Sphynx, além de visíveis, elas existem em maior quantidade e são cultivadas pelos criadores, tanto que o padrão pede o máximo possível, principalmente na cabeça.
Outra particularidade é a oleosidade. Nas outras raças, o óleo passa da pele para os pelos. Como o Sphynx quase não tem pelos, a oleosidade fica na pele. Se a oleosidade não for retirada com banhos periódicos o Sphynx pode deixar manchas de óleo onde deita.
Sem dúvida um dos mais excêntricos representantes felinos, o Esfinge é um gato muito especial. Brincalhão e activo, dá vida a qualquer casa. Tem um temperamento afetuoso e sociável. Dá-se bem com outros gatos e cães. Gosta de ser o centro das atenções e exige um dono dedicado. O Sphynx é um gato inteligente e voluntarioso, sendo fácil de treiná-lo para obedecer a comandos do dono.
É uma raça muito procurada por pessoas que gostem de animais, mas que possuem alergia a seus pelos. É um animal vulnerável ao frio e ao calor, podendo sofrer queimaduras solares nas partes claras da pele.
Deixe o seu comentário