Cuidando dos bichinhos - 25 de julho

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 24 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

LHASA APSO

O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. Lhasa é o nome da cidade sagrada da região e Apso poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou leão, devido ao seu papel de protector de templos.

O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua terra natal. Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.

Esta raça formou-se através do cruzamento entre o terrier do tibet e o spaniel tibetano. De estatura bastante pequena, o Lhasa Apso surpreende pela sua coragem e determinação. É um ótimo cão de alerta, com instinto natural para ladrar a estranhos até à chegada do dono.

É na generalidade um cão bastante saudável. Alguns dos problemas mais verificados na raça dizem respeito a má-formações nas articulações, complicações renais e oculares.

A abundante pelagem do Lhasa Apso exige cuidados particulares: o pêlo deve ser escovado todos os dias, de forma a eliminar riças que poderão causar infecções na pele. Este cão larga bastante pêlo durante todo o ano.

É um cão vivo e brincalhão, mas desaconselhado para crianças. Este cão não tolera abusos e tem tendência a tornar-se nervoso quando recebe demasiada atenção de crianças. Com a família, é bastante meigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade