Cuidando dos bichinhos - 21 de março

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 20 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

BEAGLE

O Beagle é um cão com origem na Inglaterra do tipo sabujo, de porte médio, e até hoje é usado naquele país em caça à lebre e à raposa. Tem entre 33 e 45cm de altura, pelagem típica de hound, ou seja, branco, preto e um tom avermelhado, podendo ainda ser bicolor, sendo elas preto e marrom, preto e branco ou marrom e branco. O uso como animal de estimação doméstico é muito comum atualmente.

Este sabujo tem algumas características marcantes. O jovem Beagle liga-se muito a sua familia humana e é capaz de evidenciar grandes feições por aqueles que ama. Apesar de todo o carinho, o Beagle é um animal com forte sentido de independência e estar no colo muitas vezes não lhe agrada.

É um cão muito ativo, extremamente dócil e, quando filhote, muito chorão. Necessita fazer exercícios diariamente, pois tem tendência a engordar. Apesar de ser pequeno, é um cão ágil, usado para a caça.

Está entre as raças mais difíceis, com o menor grau de obediência. Durante o treinamento inicial pode precisar de dezenas de repetições de comandos simples antes de mostrar sinal de que faz ideia do que se trata. Não é raro que precise executar centenas de vezes um comando de forma correta, antes de se tornar confiável na sua performance. Para assegurar obediência é necessário muito treino, o que pode exigir muita paciência e tempo.

É ideal para casas com crianças, porque não se cansa de brincar com elas e jamais se torna agressivo. Adapta-se bem a apartamentos desde que possa disponibilizar cerca de meia hora por dia para ele correr em algum lado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade