Cuidando dos Bichinhos - 19 de junho.

Drª Flávia de Oliveira Herdy e Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 18 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Quando devo levar a ave ao veterinário?

Esta é uma pergunta que quase não fazemos. Muitas vezes nos preocupamos em apenas colocar comida e água para nossas aves e pronto.

Grande parte dos tratadores e proprietários das aves conhece muito pouco sobre elas e quando eles percebem que as aves estão doentes pode ser muitas vezes tarde demais.

As aves possuem alguns mecanismos de defesa contra os predadores que, mesmo estando em cativeiro, elas continuam a manifestá-los como se estivessem na natureza. Um deles e o mais importante é que são difíceis as aves se mostrarem doentes, não demonstrando rotineiramente sua fragilidade.

Uma criação pode ser acompanhada com vários exames laboratoriais, como exemplos: exames de sangue, exames parasitológicos, testes bacterianos, entre outros. Esses exames sendo realizados periodicamente trarão maior segurança na avaliação das aves e precisão no diagnóstico.

Portanto, consultas ao veterinário para exames de rotina pelo menos deve ser um hábito.

O metabolismo das aves em geral é muito acelerado em relação aos mamíferos, devido a isso as doenças atingem grandes proporções em pequeno espaço de tempo e se o criador não estiver atento a qualquer alteração pode perder a ave ou até mesmo todo o plantel.

Entre as principais afecções estão: mudas irregulares e constantes devido à luminosidade inadequada, canibalismo por deficiência, distúrbios hormonais e, ainda, os mais conhecidos ácaros.

Lembrando que jamais devemos medicar uma ave sem antes consultá-la com um médico veterinário especializado em aves ou animais silvestres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade