Chinchila
São originárias da América do Sul, das terras altas dos Andes. Na Natureza, a Chinchila está praticamente extinta. É um bom animal para se ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessitam de alguns cuidados especiais como pode ser lido abaixo nas orientações da loja:
Características: as Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28ºC, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal. As Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750g e viver 18 anos.São animais muito ativos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, devem ser soltas, em casa ou num sítio fechado.
Alimentação: as chinchilas têm um sistema digestivo bastante sensível devendo a sua alimentação ser bastante equilibrada. As chinchilas comem uma ração própria para chinchilas. Não se deve dar ração de coelho ou para hamster. Elas não podem comer sementes de girassol. Fora a ração própria, deve-se dar alfafa em cubo e em rama (alternando os dias) e suplemento alimentar. Dentre os petiscos é recomendado dar apenas maça desidratada e uva passas. As chinchilas não devem ser sobrealimentadas, pois isso pode acarretar problemas intestinais. A água deve ser limpa e fresca e estar à disposição do animal. Já existem no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual a chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e também de molhar a gaiola.A chinchila come em média 30 gramas de ração por dia.
Higiene: a higiene da chinchila é feita com um recipiente de carbonato de cálcio, malha 100, uma substância semelhante a areia. Esta medida é necessária, pois contribui para a limpeza do pelo e pele e é desengordurante e refrescante. O banho deve ser feito diariamente pela manhã, por um espaço de 10 minutos. Devemos manter a gaiola constantemente limpas. O bebedouro será limpo diariamente com água abundante; uma vez por semana deve ser limpo com água quente e antisséptico, tendo a precaução de enxaguá-lo repetidamente. Os comedouros sofrerão o mesmo tratamento. As gaiolas e ninhos terão o mesmo tratamento de limpeza uma vez por semana.
Reprodução: A fêmea é maior que o macho, é mais agressiva e pesa mais. Aos seis meses de idade alcança sua maturidade sexual. O cio se apresenta cada 28 dias. Pode ser coberta em qualquer época do ano ainda que os criadores indiquem que a fertilidade é maior durante o inverno. O cio dura 5 dias. O período de gestação é de 111 dias. O macho convive pacificamente com a fêmea durante o parto, tanto que existe a possibilidade (e é frequente) de cobertura logo após o parto.
Instalações: o tamanho mínimo da gaiola para uma chinchila, seria de pelo menos 50 cm de altura, que teria pelo menos uma plataforma, para ela pular. Você poderá encontrar versões mais altas e mais estreitas como 70x50x30 ou a versão de 70x50x50, que possuem duas plataformas, dão um lar agradável para uma a três chinchilas.Para quem tem espaço, existem no mercado gaiolas muito maiores e garantem melhor qualidade de vida para suas chinchilas, que além de segurança nas plataformas, criam um verdadeiro viveiro, como gaiolas a partir de 80x70x40 (uma versão horizontal, com duas plataformas) e a supermansão 110x70x50 (versão vertical, com 3 plataformas). Quanto maior a gaiola, mais espaço pra colocar brinquedos, acessórios e, claro, qualidade de vida para seu bichinho.Não coloque rodinhas pois as chinchilas podem se machucar ao cair delas e até sofrer fraturas.Estas devem possuir comedouro e bebedouro.
Deixe o seu comentário